14 Princípios do Aikido

0

Sunset_aikido
O Aikido é uma das artes marciais mais completas que se pode praticar. Contudo, existem regras específicas que devem ser cumpridas e interiorizadas. Saiba quais são as 14 regras principais do Aikido e desenvolva o seu lado humano mais interior com toda a segurança.

O Aikido é uma arte marcial que visa a cooperação e a harmonia entre todas as pessoas na resolução dos mais diversos conflitos. Para que se consiga atingir este estado de pureza e perfeição é fundamental que as regras sejam cumpridas. Das principais, destacam-se as seguintes:

  • 1. O Aikido é uma arte marcial criada para ser utilizada única e exclusivamente como um recurso de defesa pessoal. Os alunos devem seguir sempre o princípio da não agressão redirecionando a força e violência para longe de ti.
  • 2. É um dever moral de todos os praticantes do Aikido utilizar as técnicas aprendidas para fins pacíficos, visando sempre a concórdia e a harmonia entre todas as partes.
  • 3. Os alunos devem seguir cuidadosamente os ensinamentos do seu Sensei (mestre) e nunca devem competir entre eles para ver quem é o mais forte, pois, isso só os enfraquece. Segundo o fundador do Aikido, o grande mestre Morihei Ueshiba, “A vitória verdadeira é a vitória sobre si mesmo” e esse é o caminho que um bom aikidoista deve seguir.
  • 4. É da responsabilidade de todos criar uma atmosfera positiva de harmonia e respeito. No Aikido não há lugar para desentendimentos e/ou rixas, pois estes são comportamentos inadmissíveis e vergonhosos para um aikidoista.
  • 5. Sempre que um indivíduo entra ou sai do Dojo (o local onde se pratica o Aikido) e do Tatame (piso do Dojo que absorve o impacto das quedas) deve fazer uma vênia em direção ao Kamiza (local onde se encontra o Kami, o Deus, espírito, alma). Ao efetuar a saudação na entrada se deve ter em mente o respeito e reverência por Deus e os antepassados e sua proteção. Por outro lado, a saudação de saída mostra o agradecimento do aluno pela proteção e orientação que teve.
  • 6. Ao começar e ao terminar um treino, é necessário efetuar uma vênia em Seiza (ajoelhado) ao Kamiza e ao Sensei (mestre) ou Shidoin (instrutor), pois é uma forma de lhes mostrar que está pronto a ouvir os seus conselhos e ensinamentos ou agradecido por tê-los recebido.
  • 7. Na realização de um determinado exercício, os adversários devem-se saudar. No início devem dizer Onegai Shimasu (por favor) e no final Arigatou Gozaimashita (muito obrigado).
  • 8. Sempre que o Sensei ou Shidoin se dirigir a um aluno, este deve permanecer ajoelhado e no final deve agradecer a cortesia com a realização de uma vênia. Ao fazê-lo está a demonstrar a sua humildade e a sua vontade em aprender.
  • 9. Uma das regras principais do Aikido passa pelo pagamento da mensalidade a tempo e horas. Não se trata de um aspeto material, mas revela a gratidão e a consideração que um aluno tem face ao seu mestre e aos seus ensinamentos. Trata-se de uma adaptação moderna ao tradicional envelope que os discípulos deixavam no Kamiza após o treino.
  • 10. Durante um treino deve ter cuidado e respeito pelos seus companheiros. Não deve exigir de um parceiro aquilo que ele não tem condições para aguentar. Deve ter sempre consciência das suas limitações e das limitações dos seus adversários.
  • 11. Independentemente da arte marcial praticada – judo, karaté, jiu-jitsu – um bom aluno é aquele que tem uma participação sincera e dedicada nos treinos e no Aikido esse fator não é exceção. Deve estar atento a todos os pormenores da técnicas, de modo a aprender com os alunos mais experientes e compartilhar essa informação aprendida com os mais novos.
  • 12. Se tiver alguma dúvida na realização de um exercício, desloque-se junto vá até o seu Sensei, não o convoque para vir até você, pois afinal ele é o seu mestre e não apenas um colega. Esta é uma forma de demonstrar a sua humildade e respeito pelos demais.
  • 13. Deve respeitar sempre o seu uniforme de treino e este deve estar sempre limpo, com boa aparência e em ótimas condições de utilização. Deve ter em atenção que nunca deve cruzar os braços nem dobrar as mangas do seu Dogi (vestimenta utilizada na prática do Aikido), pois é sinônimo de desavenças. Todos os praticantes do Aikido devem saber se comportar e vestir, pois é a forma mais adequada de serem disciplinados.
  • 14. Sempre que treinar, deixe de lado todas as preocupações do quotidiano e não utilize qualquer tipo de bijuteria (brincos, anéis, pulseiras, entre outros). Só assim estará desimpedido(a) e concentrado para a realização de um ótimo treino.
  • Share.

    About Author

    André Miranda

    Nascido no Rio de Janeiro, mas, devido a sua ascendência nordestina, criado na Bahia, começou Karatê em 1988, na extinta Lince Karatê Clube, com a Sensei Amanda Barcelar Pires (primeira faixa-preta mulher da Bahia, aluna de Denilson Caribé - ASKABA). Graduou-se faixa preta pela FNAM, com o Sensei Masco Monteiro. De volta ao Rio de Janeiro, continuou seu treinamento com o Sensei Humberto Amorim (6º Dan), no Quartel São João da Urca, com quem continua treinando. Praticante do estilo Shotokan Ryu, o qual é 3º Dan, em 2009 começou a praticar Jiu-Jitsu (sob a orientação do Sensei Gustavo Souza - 6º Dan) e Aikido (sob a orientação do Sensei Luciano Santana - 4º Dan). Amante da cultura Japonesa fundou o Instituto Ishindo, onde busca difundir a cultura e tradição marcial japonesa.

    Comments are closed.