Iaidō koryū

10435920_746941042059944_7982932748343479035_n
A partir da Restauração Meiji, diversas escolas de Kenjutsu, onde se praticava também o Iaijutsu, passaram por mudanças significativas, mas alguns estilos estabelecidos antes de 1868 – ano da Restauração Meiji – mantiveram algumas técnicas de iai em seu currículo.

Essas técnicas tinham se originado séculos antes, provindas de estilos mais antigos como o tenshin shōden Katori shintō-ryū, fundado no século XV.

As técnicas de saque da espada são bastante antigas, mas a maior parte das conhecidas atualmente foram (re)concebidas por Hayashizaki Jimsuke Minamoto-no-Shigenobu, no século XVI. Assim sendo, é comum se aceitar que ele foi o “criador” do iai, mas o mais correto seria afirmar que ele é o Chûkō no So (em japonês: 中興の祖), ou seja o revitalizador da arte.

A importância de Hayashizaki, é inegável, dada a grande popularidade que o iai alcançou no período Edo (1603-1867). Grande parte dos estilos existentes ainda hoje de iai tem como raiz o Musō Hayashizaki-ryū, seu estilo original.

Dentre estilos anteriores Hayashizaki que possuem técnicas de iai merece destaque o tenshin shōden Katori shintō-ryū, o mais antigo estilo existente. A existência de técnicas no Katori shintō-ryu atesta sua antiguidade e importância ainda antes do período Edo.

Os dois estilos mais difundidos na atualidade são:

Musō jikiden eishin-ryū (em japonês: 無双直伝英信流)
Musō shinden-ryū (em japonês: 夢想神伝流)

Outros estilos difundidos no Japão e no ocidente são:

Niten Ichi Ryu
Suiō-ryū
Tamiya-ryū
Sekiguchi-ryū
Katori shintō-ryū
Hoki-ryū

Escolas

Tenshin shōden Katori shintō-ryū

O tenshin shōden Katori shintō-ryū (em japonês: 天真正伝香取神道流) é o mais antigo estilo de kobudo existente. Foi fundado por Iizasa Chosai Ienao há aproximadamente 700 anos.

Possui 16 kata de iai em seu currículo, divididas em três conjuntos:

Omote no iai: 6 kata
Tachiai battōjutsu: 5 kata
Gokui no iai: 5 kata

Em ocasiões especiais, as escolas onde se pratica tais katas, organizam demonstrações públicas.

Suiō-ryū

O suiō-ryū iai kenpō (em japonês: 水鷗流 居合 剣法) foi fundado por Mima Yoichizaemon Kagenobu (1577-1665), que em sua juventude estudou o estilo Musō Hayashizaki-ryū, além de técnicas de naginata dos Yamabushi (guerreiros das montanhas).

No suiō-ryū, além das técnicas de iai executadas solo, também se pratica o kumi iai, katas de iai executados em duplas. Visa a aplicação direta do iai em combate.

O 15° Soke é o mestre Katsuse Yoshimitsu. Atualmente o estilo continua sendo praticado no Japão, Brasil, Argentina, Chile, Estados Unidos e Europa.

Na America do Sul o estilo é representado pelo Sensei Jorge Kishikawa, discípulo do Soke Katsuse Yoshimitsu.

Sekiguchi-ryū

O sekiguchi-ryū iai (em japonês: 関口流) é um estilo de kobudo desenvolvido no Japão feudal há 400 anos. Foi fundado originalmente como um estilo de jujutsu (técnicas de combate desarmadas) por Sekiguchi Yarokuemon Ujishin. Seu filho mais velho, Sekiguchi Ujinari, foi seu sucessor, e adicionou as técnicas de espada, que constituíram o iai do estilo.

Durante o período Tokugawa, o sekiguchi-ryū se difundiu por todo o Japão. Posteriormente, o estilo se dividiu, sendo que o sekiguchi-ryū jujutsu mantém as técnicas de mãos vazias (mas ainda praticando uma pequena parte das técnicas de espada) e o sekiguchi-ryū iai, que ensina o currículo completo das técnicas armadas da escola.

O sekiguchi-ryū iai chegou ao século XX através do 14° Soke (grão mestre), Aoki Kikuo (também foi Soke do estilo niten ichi-ryū).

Atualmente o estilo se encontra representado por discípulos de Aoki Soke, como o Shihan Gosho Motoharu, Yoshimoti Kiyoshi e Yonehara Kameo (15° Soke).

O estilo se encontra razoavelmente bem difundido no Japão e no Ocidente. No Brasil é ensinado pelo Sensei Jorge Kishikawa, que é discípulo do Shihan Gosho Motoharu nos estilos niten Ichi-ryu e Sekiguchi Ryu.

Musō shinden-ryū

Esta escola descende diretamente de Hayashizaki Jinsuke Minamoto no Shigenobu, por ser uma derivação do estilo Musō jikiden eishin-ryū.

O Musō shinden-ryū (em japonês: 夢想神伝流) foi um estilo criado por Nakayama Hakudō (1869-1952) no início do século XX, foi originalmente chamado Musō hayashizaki-ryū. Pode-se traduzir Musō shinden como uma escola “transmitida em sonho por divindade.” ou “inspirada por sonho divino.” ou “transmitida por visão divina.”
10300095_746940688726646_8624090737272887777_n

Outros koryū

Tamiya-ryū 田宮流
Hōki-ryū 伯耆流
Kageyama-ryū 影山流
Kanshin-ryū 貫心流
Mugai-ryū 無外流
Rikishin-ryū 力信流
Risshin (Tatsumi)-ryū 立身流
Seigō-ryū 制剛流
Shinkage-ryū 新影流
Shinmusō Hayashizaki-ryū 神夢想林崎流
Suihasu-ryū 水蓮流

Fonte: Wikipédia