Seitei Iai

1381630_206712029500275_112833523_n
Instituído no ano de 1968 pela ZNKR (Zen Nippon Kendo Renmei – Federação Japonesa de Kendô), com demonstração pública no Kyoto Taikai, e atualmente regulamentado em âmbito internacional pela FIK, o Seitei iai é um conjunto de katas estabelecido para a prática do iai. Recebeu novos Katas em 1980 e 2001.

hoshina_sensei

A ZNKR, foi fundada em 1952, imediatamente seguindo a restauração da independência japonesa e o fim do banimento das artes marciais no país. Para popularizar o Iaido e tornar mais simples o aprendizado dos praticantes de Kendo, um comitê de mestres foi estabelecido. O comitê selecionou técnicas básicas do currículo das principais escolas de Iaido para criar o ZNKR Iaido.

Em 1969, a ZNKR apresentou o currículo do Seitei com sete Katas de Iaido. Esses Katas foram baseados em diversas escolas mais tradicionais, em especial Musō Jikiden Eishin-ryū (無双直伝英信流), Musō Shinden-ryū (夢想神伝流) e Hōki-ryū (伯耆流). Mais três Katas foram adicionados em 1981 e mais dois em 2000, formando a série atual de doze Katas. Esses Katas são conhecidos oficialmente como “ZNKR Iai”, ou Zen Ken Ren Iai e normalmente chamado Seitei ou Seitei-gata. O termo Seitei significa simplesmente “Padrão” ou “Uniforme”.

 


Katas

A lista dos katas do Seitei iai são, em ordem:

1º Mae 前 (frente)
2º Ushiro 後 (trás)
3º Uke-nagashi 受け流し (receber e deixar fluir)
4º Tsuka-ate 柄当て (atingir com o cabo da espada)
5º Kesa-giri 袈裟切り (corte ao kesa) *kesa ⇒ estola budista
6º Morote-zuki 諸手突き (estocada com duas mãos)
7º Sanpō-giri 三方切り (corte em três direções)
8º Ganmen-ate 顔面当て (atingir o rosto)
9º Soete-zuki 添え手突き (estocada com a mão apoiada)
10º Shihō-giri 四方切り (corte em quatro direções)
11º Sō-giri 惣切り (corte contínuo)
12º Nuki-uchi 抜打ち (saque cortante)

Os katas de nº 1 a nº 3 são realizados em seiza 正座, ou seja, sentado formalmente. O kata nº 4 é realizado em tatehiza 立膝, a forma de se sentar quando se está com armadura (yoroi-kacchû 鎧甲冑). Os demais katas são feitos em pé.

Fonte: Wikipédia

Veja o pergaminho do primeiro kata.

Mai