Estilos Modernos

Estilos Modernos de Artes Marciais - Ishindo

Os estilos modernos de artes marciais, embora o termo “moderno”, possa parecer que se refere ao momento atual, ou contemporâneo, esclarecemos que não é; trata-se de uma distinção feita entre os estilos antigos da seção anterior, com os estilos criados no ocidente, após o século 19, bem como os estilos surgidos com o fim da era do Xogunato e início da era Meiji no Japão.

Os outros países da Ásia, sofreram mudanças radicais em seus estilos marciais, pelas mesmas razões do Japão, ou seja, proibição da prática destas atividades pelos ocidentais, que detiveram o poder sobre estes povos durante o século 19 e parte do século 20.

Em detrimento disto, os Mestres de Artes Marciais, para não verem suas escolas fechadas e sua doutrina desaparecer no tempo, preferiram adaptá-las à necessidade moderna, que não era mais a guerra. Assim o termo Jutsu (arte), muito usado pelas escolas, foi substituído por Dô (caminho), referenciando que não se tratavam mais de artes da guerra, mas caminhos de conhecimento.

Desta forma, muitas técnicas foram limitadas ou totalmente excluídas do currículo destas escolas marciais, passando a serem ensinadas a poucos alunos, em segredo e, por este motivo, chegaram até a época contemporânea.

Vamos conhecer, então, estas escolas marciais.