Aikidô

A Arte de Harmonizar o Espirito

Surgindo de um longo período de obscuridade no Oriente – no qual era familiar apenas a círculos relativamente restritos – o aikido tem sido considerado uma das mais sutis e sofisticadas artes marciais, e – em seus níveis mais altos – uma disciplina eficiente para o desenvolvimento físico e mental do homem.

Aikido

Originária do Japão, foi criada pelo mestre Morihei Ueshiba, O-sensei (1883 – 1969), que buscou coordenar à perfeição as atividades conjuntas do corpo e da mente com as leis naturais, isso porque os movimentos do Aikido, sem exceção, seguem as leis da natureza. São cheios de vigor e energia, mas aplicado sempre ao princípio de não-resistência e da abstenção de força bruta.

Morihei Ueshiba buscou combinar movimentos de auto-defesa tirados das modalidades de espada e lança, a outras formas mais antigas e esotéricas.

Sua essência está na presença da não presença, ou seja, a utilização correta das esquivas e deslocamentos circulares, faz com que o adversário dificilmente consiga dominar o aikidoista. A partir deste deslocamento o oponente é facilmente deslocado e projetado ao chão, quando não é imobilizado ainda em pé.

AIKIDO PELO SEU LADO FÍSICO

O Aikido propicia ao praticante, através do treinamento persistente, o domínio das técnicas de concentração e relaxamento, possibilitando a defesa pessoal, a manutenção da saúde e evolução espiritual. Conseqüentemente, pessoas de ambos os sexos e todas as idades podem praticá-lo, com a real possibilidade de treinar a mente e o corpo, forjando um caráter equilibrado, usufruindo seu treinamento em todos os momentos da vida cotidiana.

AIKIDO PELO SEU LADO ESPIRITUAL

O Aikido foi muito influenciado pela religião, principalmente o kotodama, em razão das diversas passagens na vida de Morihei Ueshiba em que estudou e vivenciou o lado espiritual.

Abaixo correlacionamos alguns trechos de livros escritos pelo próprio Sensei Ueshiba e/ou seus discípulos mais importantes.

Aikidô é o estudo do espírito. Aikido é a respiração (Kokyu) sutil conectando o espiritual e o material; o A (alfa) e UM (ômega), da existência. Além disso, Aikido é também a manifestação sagrada do funcionamento do Universo; é a lei suprema que revela os princípios ativos existentes na natureza das coisas e a maneira como o mundo funciona. (MORIHEI UESHIBA - Ensinamentos Secretos do Aikidô)

Budô é um caminho divino estabelecido por Deus, que leva à verdade, bondade e beleza; é um caminho espiritual que reflete a ilimitada absoluta natureza do Universo e o grande processo da elaboração da criação. (MORIHEI UESHIBA - Budô, Ensinamentos do Fundador do Aikidô)

O Aikidô é a ponte para a paz e para a harmonia para toda a humanidade. O primeiro caractere para arte marcial, Bu, significa "deter as armas de destruição"; enquanto o segundo, Dô, significa Caminho. Portanto, o caminho do Aikido, como uma expressão do Budô é o caminho da paz e harmonia com o Ki universal. Se as pessoas de todo o mundo compreenderem o seu verdadeiro significado, nada me fará mais feliz. (KISSHOMARU UESHIBA - O Espirito do Aikido)

O Aikido é um caminho de Shugyo - treinamento intensivo -. É claro que há o treinamento físico, que o deixará mais forte. Mas, além disso, acredito que treinar aikidô é também seguir um treinamento espiritual para a vida. (GOZO SHIODA - Aikido Shugyo, Harmonia no Confronto)

O Aikido é o caminho da harmonia. É a manifestação da forma natural de todos os seres na qual a humanidade e o universo estão unidos como um só. Em outras palavras, há só um centro no universo, e é o movimento desse centro que governa o mundo. O aiki elimina a luta, o conflito e a guerra no mundo. É o amor que rege o mundo. Sem amor, as nações, o mundo e finalmente o universo encontrarão somente a destruição. Calor e luz são também expressados pelo amor. E o Aikidô realiza esse ideal no mundo espiritual. (KANSHU SUNADOMARI - A Iluminação através do Aikidô)

Aikido quer dizer Caminho (Dô) da harmonia (Ai) da energia (Ki). Essa energia (Ki) é a coisa mais importante para os seres humanos, pois está presente na vida diária. Está no ar, nas comidas, na vida; faz crescer as plantas, circular o sangue; faz fluir nossos pensamentos e sentimentos. Tudo é Ki (energia).

Mas o que quer dizer harmonia (Ai) em termos concretos, sem cair na idealização de um conceito inalcançável?

O mundo social e humano não é sempre harmonioso, mas na prática do Aikido chegamos a experimentar que a vida mesma é harmonia (Ai) em todas as suas manifestações. E ao mesmo tempo é evidente que nós seres humanos tendemos a adquirir hábitos inadequados e nos afastamos dessa harmonia natural. Por isso mesmo necessitamos de um caminho, um Dô: uma via de disciplina que nos conduza nessa direção. Assim, o Aikido é um caminho (Dô) de virtude para a nossa harmonização (Ai) com a energia (Ki) do Universo. (MASAFUNMI SAKANASHI - Aikido o desafio do conflito)

0

Conheça o Mestre Christian Tissier

Christian Tissier (nascido em 1951, em Paris, França) é um dos mais conhecidos professores de Aikido na Europa, em atividade.…