Filosofia do Aikidô

Aikido-historia
O Aikidô, nas palavras do Sensei Morihei Ueshiba não é só uma arte marcial, mas um credo religioso. Se você praticar este budô por 1000 dias não terá inimigos na Terra nem no Céu.
Está é a arte da paz!

Bom, aqui nesta seção, vamos postar alguns insites sobre o aikido; frases, princípios, estudos e trechos de livros e tratados sobre o esta arte marcial tão sofisticada e tradicional ao mesmo tempo.

Boa leitura.

SUMIKIRI – A PERFEITA CLAREZA
Para dominar as técnicas do Aikido, enfoque a imobilidade, não o movimento.

Para um coração em instantânea concordância com o céu claro e sereno, toda a existência aparece em cristalina limpidez. Quando o fundador Morihei Ueshiba atingiu esse estado de espírito, ele sentiu-se banhado numa luz dourada e percebeu a verdadeira missão do Aikido.
Quando gira, o centro do pião parece imóvel. É esse tipo de imobilidade, e não o movimento rápido do pião, que deveríamos focalizar. É ali que se percebe o segredo da perfeita clareza. Essa mobilidade também existe no cerne das técnicas de Aikido. Quando se referia aos mistérios das forças centrípeta e centrífuga, Morihei dizia, “O grande não tem exterior e o pequeno não tem interior”. Essa é uma máxima na qual temos que refletir profundamente.

ENTEN – INTEGRAÇÃO CIRCULAR

Todas as formas físicas da existência, quando animadas em mente e corpo, respiram em conjunção com o universo; essa respiração se expande em círculos cada vez mais amplos, ligando cada pessoa e todas elas à respiração cósmica da vida.

KI SHIN TAI ICHINNYO – UNIDADE DO KI, MENTE E CORPO
Dentro do fluxo da vida, os seres humanos precisam se ligar ao cosmo.

Toda a existência está em constante fluxo, ainda que tudo esteja ligado por três elementos: o ki, a mente e o corpo. Essa é a base da existência. O aikido é o veículo para unificar mente e corpo, para nos ligar à energia do universo e estabelecer um elo entre a vitalidade universal e cada ser humano. No Aikido, os pensamentos são centrados na harmonização do ki, da mente e do corpo. É ai que se encontra o ilimitado, o ponto onde a energia vital é gerada.

KI SOKU – ENERGIA E RESPIRAÇÃO
“O ki é a plenitude da vida” – Enanji: Huái nán zi

Sábios do passado ensinavam que o “ki é a fonte da força vital; é o princípio da vida que permeia todas as formas da existência”. Soku, também conhecido como Iki, é o núcleo da respiração, indispensável à vida. Desde o começo da criação, o ki e o soku têm sido uma coisa só. Dessa harmonia essencial, a natureza irrompeu em abundância; ela é a fonte da energia ilimitada. Essa harmonia essencial é a base do Caminho do Valor Marcial e a chave do aiki, “unidade ideal”. A força da respiração do Aiki é realçada quando o ki e o soku são unificados.

WAGO – HARMONIA
Com o amor cravado no seu coração, ligue-se diretamente com o cosmos

Quando lhe perguntavam “O que é Aikido?”, o fundador Morihei Ueshiba respondia: “É o caminho para a harmonizar o paraíso, a terra e a humanidade”. “Harmonia”, no Aikido, significa ligar-se com o cosmos (o universal) e se unir a um parceiro (o particular); no Aikido atraímos o oponente para a nossa própria esfera de movimento, de maneira a guiá-lo.

Isso vale para qualquer arte – a oposição deve ser sempre reconciliada para criar algo belo. Aqui temos dois Dokas (“Poemas do Caminho”) escritos pelo fundador:

“Aiki
É a base do
Poder do amor.
Deixe que esse amor
Floresça Sempre!”

“A forma, tão linda,
Deste Céu e desta Terra,
Um presente do Criador.
Somos todos membros
Da mesma família.”