A Família Gracie

Os Gracie
Família Gracie é uma família de lutadores brasileiros, de ascendência escocesa, originários de Belém do Pará e radicados atualmente na cidade do Rio de Janeiro. É a grande responsável pelo desenvolvimento do estilo de arte marcial de origem japonesa conhecido hoje como jiu-jitsu brasileiro, Brazilian Jiu-Jitsu ou BJJ. Carlos Gracie e Hélio Gracie, os patriarcas, são considerados os pais do Jiu-Jitsu no Brasil.Desenvolveram uma técnica na qual o fraco tinha a possibilidade de subjugar o forte, ou seja, um lutador “fraco” conseguiria derrotar um oponente mais forte usando suas técnicas em forma de estrangulamentos, alavancas, imobilização e torções.

A família Gracie ficou muito conhecida também por desenvolver e seguir uma dieta que combina certos elementos da tabela alimentar entre si. Essa dieta ficou conhecida como Dieta Gracie.

Outra proeza atribuída à família Gracie foi a criação do precursor do Mixed Martial Arts (MMA), conhecido como Vale-Tudo, através dos inúmeros duelos realizados pelos irmãos Carlos Gracie, Hélio Gracie e Carlson Gracie; posteriormente, Rorion Gracie, já de uma outra geração da família de lutadores, foi para os Estados Unidos ensinar a arte suave, e criou um torneio de lutas, em que diversos representantes de suas artes lutariam em uma arena, e chamou este evento de UFC – Ultimate Fighting Championship – onde tiveram total hegemonia durante muitos anos, com seu representante maior, o franzino Royce Gracie; paralelamente também foram os maiores campeões no Pride, vale tudo do Japão, com o outro irmão, Rickson Gracie, que terminou sua carreira invicto.

Mas a família continua a demonstrar sua grande aptidão para as artes marciais, já que as novas gerações tem produzidos bons atletas como Renzo Gracie (campeão no Japão), Ryan Gracie (falecido), Roger Gracie (10 vezes Campeão Mundial), Kron Gracie (campeão do Metamoris), Kyra Gracie (Penta Campeã Mundial) e única representante feminina da arte suave na família, entre tantos outros que estão em sua caminhada ou que estão sendo iniciados.

Infelizmente não dá para citar todos, ou mesmo contar aqui a história de cada um deles, mas em outra oportunidade, vamos postar a história dos principais ícones desta família.

Enquanto isso, vamos continuar torcendo para que os Gracie continuem e realizar grandes proezas no mundo do Jiu-Jitsu, está família, que pode-se dizer um clã de guerreiros dos tempos modernos.