Kyokushin-Ryu Karatê-dô

karate KyokushinO estilo Kyokushin de Karatê-Dô foi criado em 1964, pelo mestre Sosai Masutatsu Oyama, um coreano radicado japonês, que após treinar diversos estilos marciais resolveu criar sua própria escola, com base nos princípios do Budô.

A palavra Kyokushin é formada por dois ideogramas; Kyoku, (que significa puro, último) e Shin (que significa espírito, verdade); em conjunto quer dizer “A última verdade”. É um estilo de karate desenvolvido, em que dar-se maior ênfase no condicionamento físico/mental do praticante.

“ Kyokushin-ryu Karatê-dô tem como símbolo o Kanku, que tem a sua origem na forma avançada do kata “kankuDai”. Neste kata, as mãos são levantadas para o céu enquanto os dedos se tocam. O logo utiliza os pontos para interpretar os dedos, significando os topos da montanha, as seções largas interpretam os pulsos como o vale entre as montanhas, que no seu conjunto simbolizam a luta contínua do treino com os seus altos e baixos. O círculo central representa a infinidade e a circunferência do logo, mantendo-o intacto, representa continuidade e movimento circular. E a utilização destes movimentos circulares que diferenciam o kyokushin karatê dos outros estilos de karatê, que dependem de movimentos simples e lineares.” (http://www.kyokushin-brasil.com.br)

Podemos afirmar que o estilo Kyokushin Karatê é um dos mais modernos, pois foi criado na década de 1960, e muitas de suas técnicas e filosofia decorrem do que Mestre Oyama aprendeu ou experimentou de outros estilos que praticou.

A filosofia empregada no Kyokushin busca alicerçar-se nos princípios do Budô, o respeito preconizado no shintoismo, a dedicação e humildade do budismo, a responsabilidade e justiça do confucionismo, bem como na harmonização do ki e o uso da sabedoria para resolver as questões do dia-a-dia.

A sua prática enfatiza o auto-aperfeiçoamento, disciplina e treinamento duro. Nesse sentido, diz-se que são necessários mil dias de treinamento árduo para chegar ao limiar da filosofia Kyokushin, quando se pode pensar em treinar por mais dez mil dias ininterruptos para compreender este Caminho. Significa dizer que o caminho do kyokushin é longo e difícil, de dedicação incansável e constante.

Tecnicamente o que diferencia o Kyokushin dos demais estilos de karatê é o seu conjunto de técnicas curtas e potentes, em que se busca nocautear o adversário com um só golpe, enquanto se treina a resistência do corpo e fortalecimento do espírito.

Veja também:

  • Filosofia do Kyokushin