Shotokan-Ryu Karatê-dô

Shotokantopo

Shotokan é um dos estilos de Karatê, surgido dos pensamentos e visão do Gichin Funakoshi a respeito do Karatê ensinado em Okinawa. O repertório técnico do estilo foi baseado no do Shorin-Ryu, mas, devido aos estudos empreendidos pelo filho do Mestre, Yoshitaka Funakoshi e sua influência, várias técnicas foram incorporadas e/ou modificadas, de modo a refletir o escopo almejado, que era o de valorizar mais o lado físico e social, como forma de promover o desenvolvimento pessoal.

Mestre Gichin Funakoshi em princípio não denominou o que ele ensinava de um estilo próprio, mas, antes de tudo, afirmava que ensinava karatê. Por outro lado, é certo que ele ensinava a arte marcial de acordo com sua visão e entendimento particulares sobre a mesma, mas isso seria explicado — também segundo o próprio mestre comentava — como uma consequência natural, pois vários professores ensinariam uma mesma disciplina de modos diferentes.

O que ensinava como karatê, somente foi denominado como shotokan, quando, seus alunos, como forma de homenagear seu mestre, confeccionaram uma placa de madeira com a inscrição Shotokan, que significava casa de Shoto e a colocaram em seu Dojo, que passou a ter esse nome. Isto porque Shoto era um pseudônimo utilizado pelo mestre Gichin Funakoshi quando escrevia suas obras ou artigos literários.

Segundo ele dizia, escolheu este nome porque representava algo de que gostava muito, ou seja, o barulho do vento nos pinheiros (Shoto = som dos ventos nos pinheiros).

Características

O Shotokan-ryu Karatê-dô caracteriza-se por bases fortes e golpes no corpo inteiro. Os giros sobre o calcanhar em posição baixa dão fluidez ao deslocamento e todo movimento começa com uma defesa; isto porque o estilo Shotokan é a arte do contra-ataque.

Todas as técnicas tem como centro de gravidade o baixo ventre, chamado de tandem ou hara. Trata-se do ponto de força e equilíbrio, de onde nascem todas as técnicas. Por este motivo, as técnicas do estilo Shotokan de Karatê-Dô são tão difíceis de dominar, mas com o desenvolvimento do seu praticante e o correto domínio da técnica o seu poder é quase sobre-humano.

As bases técnicas do karatê, estilo Shotokan, foi fundamentada nos estilos Shuri-te e Shorin-Ryu, porém, com as devidas modificações introduzidas inicialmente por Gichin Funakoshi Sensei, e posteriormente por seu filho Yoshitaka Funakoshi, que inseriu as técnicas de chute mae geri e ushiro geri.

O que difere o Shotokan de outros estilos de Karatê-Dô é a ênfase dada a questões como concentração e estado de espírito, para desenvolver o controle emocional e a capacidade de raciocínio em situações de conflito ou forte pressão psicológica.