Katas da Série Tekki

Os katas da série tekki são três e são executados na postura kibadachi, que por sua forma é também denominada a Postura do cavaleiro. Seus objetivos são iguais as dos Heians, ou seja, o aperfeiçoamento das bases e a adoção de uma postura firme. Os deslocamentos são sempre para as laterais, nunca para frente nem para trás.

 


  • Tekki Shodan

    O kata Tekki Shodan é o primeiro desta série e é também conhecido como NAIHANCHI, sendo originário do estilo SHURITE.

    Clique aqui para saber tudo sobre o kata.


  • Tekki Nidan

    O TEKKI nº 2 possui todas as características do nº 1 e também é conhecido como NAIHANCHI e seus deslocamentos também são para os lados.

    Clique aqui para saber tudo sobre o kata.


  • Tekki Sandan

    Possui 36 kyodos e seu tempo de execução é cinqüenta segundos; registrando-se os seus kiais no 16º 36º kyodos. Da ênfase a velocidade dos braços em técnicas de soco, cotovelada para trás e formas de livrar o punho de agarramentos, sendo esse seu principal objetivo.

    Clique aqui para saber tudo sobre o kata.


    Tekki Shodan no Cinema

    Muitas vezes o karatê é retratado no cinema, através dos katas; No filme “Quebrando Regras 2”, vemos Lyoto Machida executando o Tekki Shodan.


    Tekki Shodan no Cinema 2

    Outro exemplo de Karatê no cinema é visto no filme “Karatê Girl”, em que o Mestre, para treinar sua aluna no kumite, recorre às técnicas de kata.


    Tekki Shodan Bunkai

    Bunkai se trata da aplicação das técnicas de kata, em uma luta real.