Katas Superiores

Os kata’s superiores são katas de faixas pretas e muitos foram criados ou tem sua origem na china.

  • Bassai Dai

    Esta forma de Kata contém repetidas mudanças dos braços de bloqueio, movimentos que representam a sensibilidade para alterar uma posição de desvantagem para uma vantajosa, uma sensação que sugere uma determinação, como se fosse aquela necessária para invadir a fortaleza inimiga.SAIBA MAIS.


  • Bassai Sho

    Este kata é a versão pequena do Bassai-Dai (Penetrando uma fortaleza) e sua criação é atribuída ao estudo que Yasutsune Itosu Sensei fez sobre os Passai e Bassai. Embora diferente do Bassai-Dai, ele se assemelha devido ao seu embusen e estilo de movimentação. SAIBA MAIS.


  • Kanku Dai

    O nome deste Kata derivou-se originariamente do mesmo introduzido por Ku Shanku, integrante do exército Chinês. O nome refere-se ao primeiro movimento do Kata, no qual levanta-se as mãos e olha-se para o céu.SAIBA MAIS.


  • Empi

    A movimentação característica deste Kata é o ataque a um nível mais acima do solo. Na seqüência segura-se o opoente e o induz a permanecer em uma posição específica, simultaneamente avançando e atacando novamente. O movimento representa o vôo rápido e ágil da andorinha. .SAIBA MAIS.


  • Jitte

    Nas formas remanescentes pertencem ao estilo Shorei, os movimentos são um tanto mais pesados quando comparados àqueles do estilo Shorin. A postura é bastante audaz. Proporcionam um bom condicionamento físico, embora sejam difíceis para iniciantes. O nome Jutte sugere que alguém que tenha aprendido este Kata é tão eficiente como dez homens de uma só vez.SAIBA MAIS.


  • Jion

    O nome do kata jion faz referência ao templo budista Jionji, localizado na China; frequentemente encontramos referências deste templo na literatura chinesa antiga. O nome sugere que o kata tenha sido introduzido por alguém identificado com o Templo Jion.SAIBA MAIS.