Wado-Ryu Karatê-dô

karate Wado-ryuO Wado-Ryu (caminho da paz) é um estilo de Karatê-Dô criado, em 1934, pelo Sensei Hironori Otsuka, à partir das técnicas do Ju-jutsu tradicional japonês, mescladas às técnicas de diferentes estilos de Karatê-Dô, com maior ênfase no estilo Shotokan, criado e difundido por O-Sensei Gichin Funakoshi.

A idéia de Wado-Ryu Jujitsu Kenpo é “paz e harmonia”. Hironori Otsuka – seu fundador – ensinou em sua poesia “TEN,CHI,JI NO RI-DO WASURU” que o caminho das artes marciais não deve ser meramente técnica de luta mas o caminho da paz e harmonia. A meta da prática desse estilo é trazer paz e harmonia, o que é mais difícil de ser atingido do que a vitória pela violência. A filosofia do Wado-Ryu Karatê-Dô enfatiza o cultivo, por seus praticantes, de uma força de vontade inabalável e um corpo saudável, bem como uma grande inteligência para realizar o ideal de paz e harmonia, o que é necessário no mundo presente.

A poesia “TEN, CHI, JI NO RI-DO NI WASARU ” significa:

O primeiro e o último Kanji juntos formam a letra WADO.

O Kanji TEN significa o céu, o paraíso e o ar.

CHI está para a terra, o solo e o chão.

JIN representa os homens, a humanidade e os seres humanos.

RI-DO significa a razão e a verdade.

WA significa a soma do todo, a paz e harmonia.

Essas definições são os sentidos literais do kanji, mas envolvem muitos outros conceitos e símbolos que compreendem o mundo existente como a luz, o sol, a chuva, a colheita dos grãos, desejo e amor. A frase TEN, CHI, JI NO RI-DO WASARU conecta todos esses símbolos e conceitos juntamente com TEN (céu) CHI (chão) e JIN (seres humanos) representados com três círculos significando os princípios básicos. Esses três círculos são envolvidos por um círculo maior chamado RI-DO (razão). RI-DO pode ser usado em combinação com qualquer um dos três princípios básicos e essas combinações são naturalmente executadas quando WA (paz e harmonia) é criada e é representada por um círculo maior que envolve todos os outros princípios.

Criar a harmonia (WA) é a condição mais difícil em artes marciais. Para se fazer isso você deve afiar seu intelecto não apenas através do treinamento físico, mas também do treinamento mental. As artes marciais não são um esporte. Enquanto os esportes estão relacionados com o conceito de vencer, as artes marciais se preocupam com a idéia de crescer. A filosofia da Wadô-Ryu pode ajudar a pessoa a crescer em qualquer área da vida.

Fonte: Organização Wado-Ryu Karatê-Dô Hinmei do Brasil

Visite o site do Wado-Ryu Hinmei do Brasil