Katas da Série Taikyoku

Taikyoku_Shodan_g

Os Katas da série taikyoku são considerados pré-kata’s do Karatê-Dô, ou seja, são formas preparatórias para a série heian de katas básicos do shotokan.
Ainda não sabemos muitos sobre estes kata’s, além da prática; apenas que kata taikyoku corresponde a um heian, por este motivo, são em série de 5 kata’s.TAIKYOKU SHODAN
É o primeiro kata da série Taikyoku e corresponde ao primeiro kata da série heian. É composto de 20 kyodos (movimentos) de golpes, sendo sete destes de defesa gedan-barai na postura ZENKUTSU DACHI e oito de ataque na postura de ZENKUTSU DACHI, soco oi zuki chudan. O kiai aparece no kyodo 8º e 16º.


KATA DA TAIKYOKU NIDAN

Taikyoku_Nidan
É o segundo kata da série Taikyoku e corresponde ao segundo kata da série heian. É composto de 20 kyodos (movimentos) de golpes, sendo sete destes de defesa gedan-barai na postura ZENKUTSU DACHI e oito de ataque na postura de ZENKUTSU DACHI, soco oi zuki jodan. O kiai aparece no kyodo 8º e 16º.. O objetivo assemelha-se ao 1º kata, ou seja, firmeza de base, equilíbrio e potência de golpes, porém seus ataques visam sempre o rosto do oponente, requer coordenação motora, velocidade e agilidade.


KATA DA TAIKYOKU SANDAN
Taikyoku_SandanÉ o terceiro kata da série Taikyoku e corresponde ao terceiro kata da série heian. É composto de 20 kyodos (movimentos) de golpes, sendo seis destes de defesa uchi uke na postura KOKUTSU DACHI, dois sendo de defesa gedan-barai na postura ZENKUTSU DACHI e doze de ataque na postura de ZENKUTSU DACHI, soco oi zuki chudan. O kiai aparece no kyodo 8º e 16º. O objetivo é preparar o praticante para a troca de bases e sua firmeza, equilíbrio e contra-ataques.
O seu tempo de execução registra-se em torno de cinqüenta (50) segundos.


KATA DA TAIKYOKU YONDAN

Taikyoku_YondanO quarto kata da série Taikyoku já apresenta um maior grau de dificuldade e, assim como os demais katas da série, este também corresponde ao quarto kata da série heian. É composto de 26 kyodos (movimentos) de golpes, sendo oito destes de defesa gedan-barai na postura ZENKUTSU DACHI e dezoito de ataque na postura de ZENKUTSU DACHI, sendo seis de soco oi zuki jodan e 12 gyaku zuki. O kiai aparece no kyodo 10º e 20º. O objetivo é preparar o praticante para a troca de bases com ataques sequenciais e sua firmeza, equilíbrio e contra-ataques.

Obs.: Infelizmente não temos vídeo deste kata, pois os que pesquisamos estavam diferentes do que nos foi ensinado. Em breve postaremos um vídeo nosso.


KATA DA TAIKYOKU GODAN

Taikyoku_GodanO quinto kata da série Taikyoku, sem a menor dúvida, é o de maior grau de dificuldade e, assim como os demais katas da série, este também corresponde ao quinto kata da série heian. É composto de 32 kyodos (movimentos) de golpes, dos quais treze são de defesa, sendo sete de defesa gedan-barai na postura ZENKUTSU DACHI, seis de defesa gyaku uchi uke (o mesmo do heian nidan) e dezoito de ataque, dos quais seis são mae geri e doze gyaku zuki na postura de ZENKUTSU DACHI. O kiai aparece no kyodo 12º e 24º. O objetivo é preparar o praticante para a troca de bases com ataques sequenciais e sua firmeza, equilíbrio e contra-ataques.

Obs.: Infelizmente não temos vídeo deste kata, pois os que pesquisamos estavam diferentes do que nos foi ensinado. Em breve postaremos um vídeo nosso.