Sumô

Sumô

Sumô (português brasileiro) ou sumo (português europeu) (相撲 sumō em japonês) é uma luta de competição japonesa, em que dois atletas (rikishi) competem num ringue circular (土俵 dohyō) onde o primeiro a tocar o chão com qualquer parte do corpo exceto os pés ou pisar fora do dohyō perde a luta. Um rikishi também perde a luta se aplicar algum golpe proibido. O sumô é bastante antigo e, apesar de ser um esporte, conserva rituais xintoístas.

COMO SURGIU O SUMÔ

A referência mais antiga é do século 2 a.C., há mais de 2 mil anos. Esta luta é marcada por rituais do xintoísmo – manifestação religiosa originada na pré-história do Japão. As cerimônias que antecedem os combates fazem referência a tradições dessa fé.

Dois mitos explicam a origem do sumô: ele seria influenciado pela observação dos duelos entre ursos da ilha de Hokkaido ou relembraria o desafio entre os deuses Takemikazuchi e Takeminakata pelo controle das ilhas da costa de Izumo.

Torneios regulares rolam desde pelo menos o século 8 e o ringue circular surgiu no século 16. Antes disso, as disputas aconteciam em qualquer lugar aberto, e o objetivo era jogar o rival ao chão. Até o século 17, os sumotori (praticantes) usavam mais roupa que os atuais. Desde lá, pouco mudou, e, no Japão, os profissionais são idolatrados.

por Jean Magalhães e Osvalter