Dia Mundial do Judô

0

Judo

No 28 de outubro se comemora nesta data o Dia Mundial do Judô

Provavelmente em alusão ao dia do aniversário do grande mestre Jigoro Kano, criador do Judô.

Embora, hoje, o Judô goze do status de um dos esportes mais difundidos e praticados no mundo, não podemos esquecer do lado marcial que Jigoro Kano manteve quando criou o seu método de jujutsu. Queria ele converter os antigos estilos de jujutsu, mais voltados para o guerreiro samurai ou soldados para a guerra, em uma arte marcial voltada para valorizar o potencial humano, de forma a moldar o caráter de seus praticantes.

O Judô é uma das artes marciais mais ricas em filosofia; seu mestre Jigoro Kano, antes de tudo era um professor e um gênio, por isso fundamentou sua arte na cultura japonesa e também nos princípios desportivos e olímpicos, por isso, logo conseguiu seu lugar entre os esportes olímpicos.
A filosofia se alicerça em três pilares principiológicos, que são:

JU = suavidade
SEIRYOKU-ZEN-YO = máxima eficiência com mínimo esforço
JITA-KYOEI = bem estar e benefícios mútuos

“Esses princípios, mesmo não sendo conscientemente esclarecidos e compreendidos, estão presentes em todos os atos e atividades do praticante de judô. Por outro lado, quando o praticante tiver fixado e tomar consciência dos princípios que norteiam o judô, pode-se verificar que não são restritos ao Dojô, mas são igualmente válidos em qualquer atividade da vida diária, quando se pretende atingir um determinado objetivo.”

Dia-Mundial-do-Judo-1024x576

Compartilhe.

Sobre o Autor

André Miranda

Nascido no Rio de Janeiro, mas, devido a sua ascendência nordestina, criado na Bahia, começou Karatê em 1988, na extinta Lince Karatê Clube, com a Sensei Amanda Barcelar Pires (primeira faixa-preta mulher da Bahia, aluna de Denilson Caribé - ASKABA). Graduou-se faixa preta pela FNAM, com o Sensei Masco Monteiro. De volta ao Rio de Janeiro, continuou seu treinamento com o Sensei Humberto Amorim (6º Dan), no Quartel São João da Urca, com quem continua treinando. Praticante do estilo Shotokan Ryu, o qual é 3º Dan, em 2009 começou a praticar Jiu-Jitsu (sob a orientação do Sensei Gustavo Souza - 6º Dan) e Aikido (sob a orientação do Sensei Luciano Santana - 4º Dan). Amante da cultura Japonesa fundou o Instituto Ishindo, onde busca difundir a cultura e tradição marcial japonesa.

Comments are closed.