Reiki

Reiki

O QUE É REIKI?

Em termos filosóficos o Reiki é a energia natural, harmônica e essencial a todo ser vivo. É a dádiva da Luz às criaturas vivas. Reiki é a energia vital (Ki), direcionada e mantida pela Sabedoria Universal (Rei). O ideograma acima é formado por duas letras do alfabeto japonês (kanji) que simbolizam a palavra Reiki.

“Rei” é a Sabedoria Universal, a Fonte Primeira, Deus/Deusa, o Criador, Aquele que È, a Chama, o Buddha, Cristo, Brahma, a Ordem Natural, o Todo, Tupã, a Energia. Cada civilização, cada cultura, em seu tempo e costume, conheceu ou conhece por um nome diferente.
Reiki
“Ki” significa Energia Vital, em japonês. Os chamam-na de Prana, os chineses de Chi, os egípcios de Ka, os gregos de Pneuma, os judeus de Nefesh, os kahunas da Polinésia chamam-na de Mana, os russos de Bioenergia, os alquimistas de Fluido da Vida e os cristãos de Luz ou Espírito Santo.

Em termos práticos, Reiki é uma técnica de harmonização energética, sistematizada, no início do século passado, por Mikao Usui, monge budista japonês. Acredita-se que foi usada, no Oriente, há mais de 2.500 anos, mas ficou esquecida por muitos séculos.

A técnica é muito fácil de ser aprendida por qualquer pessoa, independente de cultura, grau de instrução, idade ou crença religiosa.

Caracteriza-se pela transmissão de energia principalmente através das mãos, utilizando símbolos e mantras. Pode ser aplicada não apenas em pessoas, mas em animais, plantas, objetos e situações.

o ensino do Reiki e feito por via de estágios de conhecimento, onde o aluno vai desenvolvendo a arte do Reiki de forma sistematizada, até alcançar os níveis mais altos.

Existem várias correntes e Reiki, sendo as mais conhecidas a Karuna Reiki e a Gendai Reiki.

KARUNA REIKI

Este é um sistema desenvolvido por um grupo de estudiosos coordenados pelo Mestre William Le Rand.

A energia do Karuna Reiki atua de forma mais específica do que a do Reiki. Relatos de experiências parecem demonstrar que essa energia envolve totalmente o receptor ao invés de apenas fluir através dele, como ocorre com o Reiki, sendo, portanto, mais poderoso, sob alguns aspectos específicos.

GENDAI REIKI

Consiste em um sistema desenvolvido por mestres japoneses de Reiki, tendo em vista o ensino de Reiki a ocidentais.

São 21 técnicas que apresentam novos conhecimentos sobre Reiki, desde formas de concentração interior a diversos tipos de terapia, envolvendo limpeza energética, harmonização, energização.

Além da aplicação com as mãos, o sistema ensina a prática de Reiki através do sopro e do olhar. Gendai Reiki busca sistematizar uma forma de resgatar aspectos originais do Reiki Tradicional.

AS ORIGENS
Embora muita gente imagine diferente, o reiki é relativamente novo. Ele surgiu em 1920, quando o japonês Mikao Usui (1865-1926) passou 21 dias no Monte Kurama, em seu país, e, lá, teria entrado em contato com uma forma de energia misteriosa e criado um jeito de propagá-la a outros. A partir daí, Mikao Usui sistematizou o método e, junto com o médico Chujiro Hayashi (1880-1940) começou a ensiná-lo a vários alunos.