Estátua de Katakura Kagetsuna

0

Esta é uma estátua de Katakura Kagetsuna que fica no Templo de Kessan-Ji, na cidade de Shiroishi, prefeitura de Miyagi. Katakura Kegetsuna (1557-1615) foi um guerreiro samurai, do clã Katakura. que serviu a Date Masamune, durante o período Sengoku (sengoku jidai, “Período dos Estados Beligerantes”), uma das fases mais conturbadas e instáveis da história do Japão, marcada por constantes guerras. Ele apoiou Masamune desde sua juventude e lutou com ele na maioria das principais batalhas de Masamune, incluindo a Batalha de Hitodoribashi em 1585, Kōriyama em 1588, Sekigahara em 1589, Odawara em 1590, a campanha coreana em 1590, e Sekigahara em 1600.

11666164_879310595457752_5718794860896988383_n

Dois anos após Sekigahara , quando Date Masamune foi feito senhor de Sendai , Kagetsuna foi concedida Shiroishi Castelo (白石城Shiroishi-jo). Esta foi uma exceção especial à regra instituída pelo Shogunato Tokugawa que determinava só poder haver um castelo por região. O clã Katakura, permaneceria em Shiroishi como senhores locais nos próximos dois séculos, abrangendo mais de 11 gerações.

Durante a campanha de Osaka, no inverno de 1614, Kagetsuna estava doente e incapaz de se juntar Masamune, optando por enviar seu filho Shigenaga em seu lugar. Kagetsuna morreu no ano seguinte aos 60 anos, e foi enterrado com o nome póstumo de Sanzan Joei (傑山常英). Após a morte de Kagetsuna, seis de seus empregados ficaram tão profundamente entristecidos que eles cometeram Junshi (殉死; suicídio para seguir o seu senhor na morte).

Share.

About Author

André Miranda

Nascido no Rio de Janeiro, mas, devido a sua ascendência nordestina, criado na Bahia, começou Karatê em 1988, na extinta Lince Karatê Clube, com a Sensei Amanda Barcelar Pires (primeira faixa-preta mulher da Bahia, aluna de Denilson Caribé - ASKABA). Graduou-se faixa preta pela FNAM, com o Sensei Masco Monteiro. De volta ao Rio de Janeiro, continuou seu treinamento com o Sensei Humberto Amorim (6º Dan), no Quartel São João da Urca, com quem continua treinando. Praticante do estilo Shotokan Ryu, o qual é 3º Dan, em 2009 começou a praticar Jiu-Jitsu (sob a orientação do Sensei Gustavo Souza - 6º Dan) e Aikido (sob a orientação do Sensei Luciano Santana - 4º Dan). Amante da cultura Japonesa fundou o Instituto Ishindo, onde busca difundir a cultura e tradição marcial japonesa.

Comments are closed.