Música

Hachidan
A música japonesa pode ser subdivida em duas vertentes: a clássica e a folclórica. Dentro do ramo clássico temos diversos estilos que surgiram durante as diversas eras culturais da história japonesa. Enquanto que a folclórica, normalmente esta associada a um mito ou lenda da cultura japonesa.

Além destes dois gêneros de música tradicional japonesa temos o J-Music, que consiste no movimento de música moderna japonesa, dentre eles existem o J-Pop, J-Rock entre outros estilos musicais.

Taiko

taiko
O taiko é a palavra utilizada pelos japoneses para descrever “tambor”. Seu surgimento se deu na era Jouman e Yayoi (até 2000 a.C.), quando ainda eram utilizados como ferramenta para afugentar predadores ou para dar ritmo às cerimônias religiosas.

Embora, inicialmente tenha sido utilizado para descrever um tipo de instrumento musical, hoje podemos chamar de taiko um gênero musical, do qual se utilizam vários tambores (taiko) de diferentes formas e tamanhos. Esse gênero musical vem se popularizando nos últimos anos, como o instrumento central de percussão que engloba repertórios baseados em uma variedade de cultura e festivais musicais do passado.

Atualmente o Taiko é muito utilizado em cerimônias religiosas do Budismo e do Xintoísmo. Mas seu uso hoje também é feito em festivais culturais, bem como sendo utilizado na mistura de ritmos da cultura pop japonesa.

Quer saber mais sobre taiko? Então clique aqui!

Min’yō

grupo_Minyo
Consiste no gênero de música folclórica japonesa, e pode ser agrupada ou classificada de muitas formas, porém sendo a mais comum os 4 grupos principais: canções de trabalho, canções religiosas (como sato kagura, uma forma xintoísta de musica), canções usadas para casamentos, funerais, e festivais (matsuri, especialmente Obon), e canções infantis (warabe uta).

No min’yō, cantores são tipicamente acompanhados por três músicos que tocam alaúde conhecido como sangen, bateristas de taiko, e uma flauta chamada shakuhachi. Outros instrumentos que acompanham são flautas transversais conhecidas como shinobue, um sino conhecido como kane, um tsuzumi, e um instrumento de 13 cordas conhecido como koto.

J-Pop

j-pop
O J-pop, mas especificamente falando, é um gênero musical voltado principalmente ao público jovem, e ganhou grande popularidade nos anos 90 através da sua propagação pela internet, época em que foi cunhado o termo J-pop.

Dentro do gênero J-pop, no entanto, existem diferentes estilos, dos quais, podemos citar como mais conhecidos o Enka, em que são utilizados instrumentos tradicionais japoneses, em contraste com os que buscam inspirar-se no movimento pop ocidental, com utilização de guitarra, bateria e outros instrumentos modernos.

Quer saber mais sobre J-pop? Então clique aqui!

Enka

enka
Enka é um estilo de música japonesa em que sons tradicionais japoneses são mesclados com melodias ocidentais, principalmente de influência americana. Sua popularidade hoje, porém, não reflete sua origem, que se deu em forma de protesto ainda na Era Meiji e Era Taisho.

O termo enka (“actuar” / “canção”) foi cunhado durante a era Meiji, como forma de protesto e desacordo político; se tratava de uma forma de discurso musicado, que tinha o intuito de atrair atenção dos ouvintes para o discurso político, porém sua forma foi mudando com os anos. Costuma-se dizer que este foi o primeiro estilo de música japonesa a sintetizar as melodias japonesas aos instrumentos e forma musical do ocidente.

Conforme se pode supor no enka são combinados os instrumentos ocidentais com os instrumentos tradicionais japoneses, criando um som totalmente diferenciado, em que violão, guitarra e instrumentos orquestrais dão o tom principal e instrumentos como o shamisen, koto o taiko são utilizados em momentos específicos, dando um toque típico e regional.

Estilos de Okinawa

okinawa music
Em Okinawa, arquipélago anexado ao Japão, existem alguns outros estilos musicais como o Umui, músicas religiosas, o shima uta, músicas dançantes, e especialmente katcharsee, músicas comemorativas, todas muito populares nesta região.

Nesta região do Japão, existe uma variedade muito grande de músicas folclóricas que normalmente são acompanhadas pelo som do sanshin – principal instrumento musical da ilha -, porém, quando estas mesmas músicas são tocadas na ilha principal do Japão, o substituem pelo shamisen, mas popular naquela região. Outro instrumento incluído é o Sanba (que produz um som similar ao de castanholas).