Japão Pop

A cultura japonesa sempre fascinou o ocidente, com seus mistérios e beleza únicas, influenciaram diversas expressões artísticas no mundo, desde vestuário até a literatura e teatro.

Após a II Guerra Mundial o Japão saiu de um país economicamente rural para a era industrial, se tornando uma das maiores potencias econômicas no mundo. O fenômeno da modernização também atingiu sobremaneira a cultura oriental, que tomando matizes mais ocidentais fez surgir uma nova cultura totalmente particular.

Assim, nos últimos 20 anos, o interesse pela cultura japonesa cresceu entre os ocidentais e passamos a consumir muitas expressões desta cultura, tanto na música, cinema, literatura, moda, culinária entre tantas outras expressões culturais e artísticas.

Aliás, a cultura pop japonesa ganhou um termo próprio: JAPOP (Japão Pop), que é uma contração do termo inglês “japanese pop” e foi assim criado para diferenciar a cultura pop japonesa da música pop japonesa, que é chamada de “J-Pop”.

Dentre os produtos produzidos por esta nova cultura pop, podemos citar os mangás (revistas em quadrinho japonesas), os animês (desenhos animados japoneses) e os tokusatsus (series de filmes de heróis); outras expressões também convivem neste cenário, como os karaokês, onde jovens cantam músicas contemporâneas japonesas, e os festivais de cosplay, onde jovens se vestem como seus heróis ou personagens de ficção.

Assim, existe atualmente uma verdadeira legião de jovens que vivem a cultura pop japonesa, compartilhando seus gostos estéticos e comportamentais e consumindo os mais diversos produtos produzidos no outro lado do mundo.

Nesta seção pretendemos abordar esta temática e adentrar neste novo mundo de cultura e arte popular moderna, trazendo os mais diversos conteúdos sobre o assunto tais como: o karaokê, a música enka e o J-Pop, mangás e animês, novelas e séries de TV, filmes de samurais e de terror, ídolos do esporte e do showbiz, a dança Yosakoi Soran e a ópera Takarazuka, e ícones do consumo e da moda.

É importante pontuar por fim, que mais do que exótica, a cultura pop do Japão se tornou sinônimo de cool e fashion, ou seja, a cultura pop japonesa é cult. E como tudo mais no Japão, a cultura pop japonesa possui a incomum característica de unir conceitos opostos, sendo ao mesmo tempo moderna e tradicionalista; refinada e “brega”, em suma, simplesmente surpreendente e fascinante.