Anime

Animê é como costumamos chamar as animações ou desenhos japoneses, e que são produzidos com as características inerentes a cultura pop japonesa, tais como olhos grandes e traços simplificados. Embora o anime seja originário do Japão, outros países asiáticos têm produzido animações semelhantes.
Animes
Para os japoneses, no entanto, a palavra animê é utilizada para designar qualquer animação ou desenho animado produzido no Japão ou em outros países estrangeiros. Diferente do que muitos pensam, o animê não é um gênero, mas um meio pelo qual são produzidos diversos filmes e seriados, cujo conteúdo pode ser variado, desde comédia até terror, passando por outros gêneros como aventura, ficção científica, romance e erótico.

sarafenix-Um fato interessante é a relação que os animês têm com os mangás – os quadrinhos japoneses. Muitos animês derivam das histórias em quadrinhos (Mangás) e vice-versa. Nesse sentido, as características se assemelham, ou seja, olhos grandes, cores bem definidas, figuras sensuais (sem cair na vulgaridade), e elementos da cultura japonesa.

Outro elemento muito explorado nos animês são os personagens bem-humorados. Personagens andrógenos ou com características mais afeminadas são presentes também, e tais características, em verdade, derivam da própria cultura japonesa, que não faz uma distinção entre homossexualidade e heterossexualidade, isso termina levando a más interpretações por parte do ocidente.

Em grande parte das produções, se pode ver elementos bem exagerados, com sinais visíveis de emoções e sentimentos, como:

  • Gota de água que aparece do lado do rosto do personagem representando constrangimento;
  • Diminuição súbita do personagem representando vergonha ou medo;
  • Nervos estilizados, dentes ou chifres aparecendo repentinamente nos personagens representando raiva ou maldade;
  • Olhos grandes e expressivos;
  • Traço simplificado.

Formato

Quanto ao seu formato, os animês são produzidos em três formas:

  • Série de televisão: são produzidos para televisão em episódios, que podem varia entre 15 a 25 ou até mais, quando dividido em temporadas. Sua qualidade é inferior a dos OVAs e Filmes, mas a qualidade do enredo não deixa a desejar, pelo contrário, muitas vezes serve para definir os fatos principais da trama dos filmes.
  • Filme: produzidos para o cinema, sua qualidade é maior que os exibidos na televisão. Muitas vezes sua história não tem relação com m série, sendo uma história única, mas muitos são um complemento do que é apresentado na série.
  • OVA ou OAV (sigla de Original Vídeo Animation): é uma história produzida para ser vendida em DVD ou Blue-ray que pode ter relação com uma série, mas não faz parte direta dela. Normalmente sua qualidade gráfica é melhor que a das séries. Normalmente são mais curtos que os filmes e possuem mais de um episódio.

anime_wallpaper
Os animes saíram do Japão e conquistaram um mercado entre crianças e adolescentes, mas também atingiu o público mais velho, com temas adultos e sofisticados criou uma legião de fãs, conhecidos como Otaku, embora esse termo não seja adotado por muitos dos fãs das animações japonesas.