Cinema

video
As produções da indústria cinematográfica o Japão, além dos gêneros já conhecidos como ação, comédia, romance, terror, ainda desenvolve gêneros próprios como alguns que vamos citar abaixo:

13-assassins (1)

O chanbara

: tipo de produção cinematográfica que aborda o tema de lutas com espadas katanás, são os filmes de samurai. O nome Chanbara vem da contração onomatopéica chan-chan, bara-bara que designam o barulho da lâmina que corta a carne. O tipo é chamado igualmente ken geki (filme de espada), que podem abordar temas do Japão feudal por uma ótica não tradicional ou mesmo a época contemporânea. Às vezes é assimilado ao subconjunto do jidaigeki (filme histórico), como os de Akira Kurozawa ou mesmo os que retratam momentos históricos do Japão.

tumblr_static_525838_152565868222692_2010342187_n

O Dorama

: consiste no gênero de produção de séries para televisão oriental, seja ela J-Drama (drama japonês), K-Drama (drama coreano), TW-Drama (drama taiwanês), C-Drama (drama chinês) e até mesmo os Live-Action (filmes com pessoas reais quando um mangá ou anime faz sucesso). Também muito conhecidos dentro do You Tube, por conter vários vídeos com músicas de cantores orientais.
No Brasil já ganhou muitos fãs e já rivaliza com o número de fãs de animes e tokusatsus, apesar de não ter ganhado horários nos canais abertos ou fechados.

Jiraya_Again_by_kirschner

O Tokusatsu

: São produções para o cinema ou televisão de séries live-action de super-hérois, produzidos no Japão. A origem da palavra está em uma abreviatura da expressão japonesa “tokushu satsuei”, traduzida como “filme de efeitos especiais”. Antigamente, o gênero englobava praticamente qualquer produção cinematográfica ou televisiva que se utilizasse de efeitos especiais, mas isso mudou com o tempo.
Alguns exemplos de tokusatsu são as séries Kamen Rider Black, Jaspion, Jiraiya, National Kid, Changeman, Ultraman, Flashman, Winspector, Spectreman, Cybercops, Ultraseven e os filmes do Godzilla e Mothra.

Jiraiya-wallpaper-1

O Animê

: é como costumamos chamar as animações ou desenhos japoneses, e que são produzidos com as características inerentes a cultura pop japonesa, tais como olhos grandes e traços simplificados. Embora o anime seja originário do Japão, outros países asiáticos têm produzido animações semelhantes.