Regiões do Japão

Japão  é um país insular da Ásia Oriental, localizado no Oceano Pacífico, formado por um arquipélago de 6.852 ilhas, sendo as 4 mais importantes as de Honshu, Hokkaido, Kyushu e Shikoku, representando 97% do território nacional.

A maior parte das ilhas é montanhosa, com muitos vulcões como, por exemplo, os Alpes Japoneses e o Monte Fuji. Das regiões povoadas, podemos dividir o Japão em 08 regiões, 47 províncias e 04 ilhas principais, além de Okinawa. São elas:
mapa do japao 10
São suas principais ilhas:

  • Ilha Hokkaido
  • Ilha Honshu
  • Ilha Shikoku
  • Ilha Kyushu
  • Ilha Nansei (Okinawa)

São suas regiões:

Cada um das 8 regiões está dividida em várias províncias, exceto no caso de Hokkaido que tem apenas a província com o mesmo nome. Também incluímos Okinawa como sendo a nona região, pois muitos não consideram como sendo Japão, mas como território do Japão. Vejam abaixo as regiões do Japão:
500px-Regions_and_Prefectures_of_Japan_2.svg

HokkaidoTohokuKantoChubuKansaiChugokuShikokuKyoshu
Okinawa
HokkaidoAomoriIbarakiNiigataMieTottoriTokushimaFukuoka
IwateTochigiToyamaShigaShimaneKagawaSaga
MiyagiGunmaIshikawaKyotoOkayamaEhimeNagasaki
AkitaSaitamaFukuiOsakaHiroshimaKochiKumamoto
YamagataChibaYamanashiHyogoYamaguchiOita
FukushimaTokyoNaganoNaraMiyasaki
KanagawaGifuWakayamaKagoshima
Shizuoka
Aichi

É importante assinalar que as regiões acima citadas, não são unidades administrativas (como temos no Brasil os Estados); o que existe são prefeituras, mas esta divisão muitas vezes é utilizada para outros fins, como mapas e textos geográficos. Vamos então conhecer cada região?