Hang Son Doong – A maior caverna do mundo

0

Fotografo faz filmagem com Drone no interior de Hang Son Doong – a maior caverna do mundo

Esse vídeo maravilhoso prova que muito pouco sabemos sobre o nosso planeta, que tem muitos mistérios e maravilhas a serem descobertos e explorados. A questão, porém, é que essa exploração seja sustentável, para que não traga mais prejuízos à natureza e ao nosso planeta.

A caverna de Hang Son Doong, no Vietnã é a maior caverna que se tem notícia. Descoberta em 1991, somente passou a ser explorada em 2009, por uma equipe de cientistas britânicos da Associação de Pesquisas de Cavernas (uma entidade britânica).

Na época das primeiras expedições ao local, descobriu-se que a grande caverna de calcário era muito maior do que se imaginava. Após mapearem toda a extensão da caverna, chegou-se à conclusão de que se tratava da maior caverna catalogada até o momento, tendo sua maior câmara cerca de 5 km de comprimento, por 200 metros de altura e 150 metros de largura.

Além das gigantescas proporções, os pesquisadores foram surpreendidos com o ecossistema formado no interior da caverna, que conta com rios e lagos, uma floresta e ainda com as maiores estalagmites vistas no mundo, com cerca de 70 metros de altura.


A caverna de Hang Son Doong é parte de um conjunto de 150 cavernas no Parque Nacional Phong Nha-ke Bang, a cerca de 500 quilômetros da capital Hanoi.

O vídeo foi produzido pelo fotografo Ryan Deboodt, e já alcançou mais de 1 milhão de visualizações, desde que foi publicado, à uma semana atrás. A filmagem foi feita por meio de um drone transportando uma GoPro.

Nele é possível ver um mundo criado dentro de outro mundo, o que demonstra a possibilidade de vida no subterrâneo. As filmagens nos dão uma visão de todo um ecossistema que se desenvolveu em raras condições.

As filmagens são impressionantes, e nos mostram florestas, rios, lagos, colinas e outros acidentes geográficos. Para se ter uma ideia da dimensão da caverna, pode-se ver no vídeo, pessoas andando entre as formações rochosas da caverna e florestas interiores.

Interessante notar como a caverna mantém seu próprio sistema climático, com neblina e iluminação, o que, em tese, favoreceu a formação da vegetação em seu interior.

Enfim, através desta maravilhosa filmagem, é possível adentrar em um mundo de mistérios e embarcar em uma excursão deslumbrante em um dos locais mais belos e enigmáticos de nosso planeta.

Quer saber mais, entre no site oficial:Instituto Caverna Son Doong

Share.

About Author

André Miranda

Nascido no Rio de Janeiro, mas, devido a sua ascendência nordestina, criado na Bahia, começou Karatê em 1988, na extinta Lince Karatê Clube, com a Sensei Amanda Barcelar Pires (primeira faixa-preta mulher da Bahia, aluna de Denilson Caribé - ASKABA). Graduou-se faixa preta pela FNAM, com o Sensei Masco Monteiro. De volta ao Rio de Janeiro, continuou seu treinamento com o Sensei Humberto Amorim (6º Dan), no Quartel São João da Urca, com quem continua treinando. Praticante do estilo Shotokan Ryu, o qual é 3º Dan, em 2009 começou a praticar Jiu-Jitsu (sob a orientação do Sensei Gustavo Souza - 6º Dan) e Aikido (sob a orientação do Sensei Luciano Santana - 4º Dan). Amante da cultura Japonesa fundou o Instituto Ishindo, onde busca difundir a cultura e tradição marcial japonesa.

Comments are closed.