Instituto Ishindo

O Instituto Ishindo é uma entidade sem fins lucrativos, cuja função é estudar a cultura e arte japonesa, nela incluída as artes marciais do Japão, de forma a organizar um amplo acervo cultural e cientifico sobre o assunto, enquanto, através da prática, desenvolve nos indivíduos uma autoconsciência através do estudo prático destas artes.

Faixa

A entidade se alicerça em quatro grandes pilares funcionais, que sejam:

  • Resgate das antigas tradições;
  • Busca por conhecimento;
  • Estudo sobre os benefícios da Arte Marcial;
  • Aplicação da filosofia e ensinamentos marciais nos dias atuais.
Atualmente vivemos em um mundo de multiplicidades culturais e sociais; cada dia temos mais atividades agregadas ao nosso dia-a-dia. Igualmente temos mais acesso a informação, que não se dá em quantitativo de qualidade, mas de quantidade.

Desse modo, nossos jovens têm vivido em um mundo tumultuado e competitivo, que valoriza o individualismo e modelos de sucesso financeiro, criando um ambiente desfavorável ao desenvolvimento das potencialidades humanas e espírito solidário.

Assim, é de suma importância a criação de ambientes em que o homem possa se distanciar momentaneamente dessa realidade e passe a interagir com outras pessoas com o mesmo espírito de integração cooperativa; encontrar-se com seu próprio eu e desenvolver o seu potencial, tornando-se uma pessoa mais feliz e realizada, com equilíbrio físico e emocional, fortalecendo seu espírito e energia vital.

Para fundamentar nossas práticas, efetivamos pesquisas constantes sobre a cultura e filosofia oriental, no sentido de buscar equalizar o melhor do conhecimento humano. Nossa intenção é servir de espaço salutar à prática e estudo das artes marciais, filosofias e costumes orientais a todos aqueles que desejem aumentar seus conhecimentos e desenvolver um espírito forte e altruísta.

Acreditamos que o cooperativismo é a forma mais adequada de transformar a sociedade. Somente com um espírito solidário e cooperativo poderemos vencer os desafios do novo milênio, para que assim possamos criar um ambiente saudável para as novas gerações.