Kotodama o som da vida

0

morihei-ueshiba-slider

Kotodama cria poderosas vibrações sonoras que podem conectar o espírito e a forma

Kotodama são vibrações sonoras da vida e da criação. É a fonte de energia escondida que cria a forma e a função do espírito universal. Também conhecida como expressões do ki, chi, prana, magnetismo, força vital etc. Em muitas culturas, as palavras são tradicionalmente consideradas sagradas e carregam em si o poder espiritual. Cada vibração, pensamentos se falado, ou expressado através do movimento ou forma, nos influencia fisicamente e espiritualmente.

Nas religiões do mundo é experimentado através do canto, da oração e ou mantralização. Morihei Ueshiba O’Sensei (1883-1969) o fundador da arte marcial do Aikido, falava do grande poder das vibrações sonoras.

Estes sons estão impregnados da energia cósmica, ativando e nos conectando com a criação e através deles conseguimos interagir com o universo. Aikido não é uma arte de combate, nem um esporte, mas uma maneira de experimentar as leis da natureza e do universo, através dos movimentos circulares que fazem emanar uma energia criadora e universal.

Kotodama é a ciência esotérica de “espírito de som” … as vibrações sonoras puras manifestam-se como som, cor e forma. Cada técnica e princípio tem um som, uma vibração sagrada que contém a sua essência. Em teoria aikido, o soa a, e, i, o, u, deu à luz a questão do espírito, água fogo, yin yang, e evoluiu para os 75 sons que mantem a existência.

Esta cosmologia é semelhante ao conceito tântrico do universo, hindu e budista ‘mantrayana’, a teoria kotodama Shinto japonês e a teoria do big-bang de físicos. Morihei, em seus discursos e sermões, frequentemente referia o conceito de “taka-ama hara” (o planalto do céu , onde os deuses xintoístas habitam). Ele deu a entender que parte desta energia do céu, encontra-se no ‘hara’ de onde podemos evocar sua força e poder divino.
kotodama
Antes do treino, ele usaria as vibrações sonoras do kotodama do centro de seu ser para ativar a fluxo de energia e luz. Ele disse …

” Um corpo é um universo em miniatura “

Use os sons de Kotodama para purificação e limpeza

Na mística do Xintoísmo e Budismo esotérico acredita-se que os comandantes, após anos de treinamento, podem ver com o olho interior, os seres sagrados dos reinos espirituais.

“Chinkon-kishin”, uma antiga meditação Xintoísta, semelhante ao Hindu e à prática tibetana, usada para acalmar o espírito humano e retornar ao espírito divino esta intimamente relacionada com o ritual de purificação Misogi, que consiste em usar água fria, proveniente de um rio que flui rápido ou debaixo de uma cachoeira, para lavar as impurezas. Misogi externo para o corpo exterior e misogi interno para o corpo interno tem como objetivo deixar a mente livre de paixões e preocupações mundanas.

Kotodama foi detalhado por Morihei Ueshiba O’Sensei como “uma fonte, quatro espíritos, três elementos e oito poderes”…

Uma Fonte

O início primordial e centro do universo.

Quatro Espíritos

Kusu-mitama: céu, sabedoria, luz, princípio
Ara-mitama: fogo, valentia, o progresso, a conclusão
Nigi-mitama: água, fidelidade, harmonia, decoro
Sachi-mitama: terra, amor, compaixão, valorização

Três Elementos

Iku-musubi: harmonização, vapor, fluidez (triângulo)
Tara-musubi: inalação, líquido, unificação (círculo)
Tamatsume-musubi: expiração, sólido, solidez (quadrado)

Oito Poderes

1. Movimento 2. Calma 3. Solidificação 4. Solte 5. Extensão 6. Retração 7. Unificação 8. Divisão

Os dois segredos do Aikido

Morihei Ueshiba, O Sensei disse muitas vezes que os dois “segredos” do Aikido são…

Misogi – purificação da mente e do corpo.

Misogi lida com métodos de purificação da mente e do corpo, que são os fundamentos para a vida: ar puro e água, alimentos orgânicos / nutrição, exercício benéfico, bom sono e relaxamento, e poder da mente …

Kotodama – Cantar o Espírito de Som

O som U, que é a origem do espírito e substância, se divide em dois. Som que é yang / energia do fogo sobe para o céu. O som que é yin / energia água desce para a terra. A força de oposição que mantém os dois juntos entre o céu e a terra tem sido chamado de Ki, Chi, Prana, magnetismo, força vital etc.

Assim, as vibrações do som tem o poder de conectar espírito e forma.

Fonte: http://www.aikido-health.com

Compartilhe.

Sobre o Autor

André Miranda

Nascido no Rio de Janeiro, mas, devido a sua ascendência nordestina, criado na Bahia, começou Karatê em 1988, na extinta Lince Karatê Clube, com a Sensei Amanda Barcelar Pires (primeira faixa-preta mulher da Bahia, aluna de Denilson Caribé - ASKABA). Graduou-se faixa preta pela FNAM, com o Sensei Masco Monteiro. De volta ao Rio de Janeiro, continuou seu treinamento com o Sensei Humberto Amorim (6º Dan), no Quartel São João da Urca, com quem continua treinando. Praticante do estilo Shotokan Ryu, o qual é 3º Dan, em 2009 começou a praticar Jiu-Jitsu (sob a orientação do Sensei Gustavo Souza - 6º Dan) e Aikido (sob a orientação do Sensei Luciano Santana - 4º Dan). Amante da cultura Japonesa fundou o Instituto Ishindo, onde busca difundir a cultura e tradição marcial japonesa.

Comments are closed.