Morote Seoi Nage

0

Procurando na internet me deparei com este vídeo de um seminário do Shiran Shinji Hosokawa (8º dan), em que ele ensina técnicas de morote seoi nage, para alunos ávidos.

Seoi-nage é realizado, fazendo o seu adversário perder o equilíbrio, puxando em um movimento para a frente, normalmente andando para traz e puxando-o para direita ou em frente para a esquerda, em seguida, com um movimento giratório do quadril, projeta-se o adversário sobre o ombro direito ou esquerdo.

Geralmente Morote-Seoi-nage é chamado simplesmente de Seoi-nage.

Técnicas do Seio Nage

Tori & Uke ficam frente a frente fazendo suas pegadas na manga e lapela um do outro. Tori puxa o Uke para a frente enquanto recua um pouco para tirar o equilíbrio do Uke. O Tori então coloca o pé direito na frente do pé direito de Uke, começa a levantar o Uke com ambas as mãos.

O Tori dobra os joelhos, gira sobre o pé direito ao deixar cair seu quadril e colocando o pé esquerdo na frente do pé esquerdo do Uke. O Tori esta agora de costas para o Uke. O Tori dobra o cotovelo direito e coloca-lo embaixo do braço direito do Uke, em seguida, puxa o braço direito do Uke para baixo e bloqueia-lo contra o corpo de Tori. Mantendo contato próximo ao peito do Uke, elevada o Uke.

Tori levanta Uke com ambas as mãos e inclina o corpo para a frente, ao endireitar os joelhos joga Uke sobre seu ombro direito. Com o braço direito de Tori agindo como um eixo, o corpo do Uke vai girar e cair.

Aplicação Prática

  • 1. Tori agarra manga direita do Uke com a mão esquerda e agarra o lapela direita, inserindo os dedos dentro da gola então jogue por cima do ombro. Isto é geralmente chamado Kataeri-seoi.
  • 2. Tori dá um passo profundo ao longo do exterior da perna direita do Uke com o pé direito. Enquanto desliza em um movimento de elevação no joelho direito do Uke com a parte de trás de sua perna direita, Tori lança sobre o uke sobre o ombro.
  • * Esta é uma aplicação prática da técnica Seoi-nage e não uma técnica de Tai-otoshi.

  • 3. Quando Tori pega o Uke, Tori torce o corpo para a esquerda e puxa o seu adversário em um rolo para a direita. Esta técnica já foi classificado como Yokosutemi-waza e nomeado Seoi-makikomi mas agora considerado como uma das técnicas Seoi-nage.
  • Fonte: Kodokan

    Share.

    About Author

    André Miranda

    Nascido no Rio de Janeiro, mas, devido a sua ascendência nordestina, criado na Bahia, começou Karatê em 1988, na extinta Lince Karatê Clube, com a Sensei Amanda Barcelar Pires (primeira faixa-preta mulher da Bahia, aluna de Denilson Caribé - ASKABA). Graduou-se faixa preta pela FNAM, com o Sensei Masco Monteiro. De volta ao Rio de Janeiro, continuou seu treinamento com o Sensei Humberto Amorim (6º Dan), no Quartel São João da Urca, com quem continua treinando. Praticante do estilo Shotokan Ryu, o qual é 3º Dan, em 2009 começou a praticar Jiu-Jitsu (sob a orientação do Sensei Gustavo Souza - 6º Dan) e Aikido (sob a orientação do Sensei Luciano Santana - 4º Dan). Amante da cultura Japonesa fundou o Instituto Ishindo, onde busca difundir a cultura e tradição marcial japonesa.

    Comments are closed.