O caminho

0

“Os homens devem moldar o seu Caminho.
A partir do momento em que você vir o Caminho em tudo o que fizer, então, você se tornará o Caminho.”

-Miyamoto Shimen Musashi

CAMINHO = via, estrada trilha; na tradição filosófica oriental significa uma via de conhecimento, ou seja, um modo de vida, baseado em alguma filosofia (caminho do chá – CHADÔ; caminho da espada – KENDÔ; caminho das mãos vazias – KARATÊ-DÔ), portanto, chamamos de “DÔ” todo caminho trilhado por aqueles que buscam a perfeição no que se propõe a fazer.
caminho
Assim, o Caminho compreende uma via de conhecimento, trilhada por meio dos mestres e também por si próprio; chama-se auto-conhecimento.

Certa vez, um Mestre do Aikido me disse:

“você não aprende aquilo que te ensinam, somente aquilo que você mesmo experimenta.”

Nesse mesmo sentido, Lao Tsé afirmava:

“O caminho que pode ser descrito não é o verdadeiro caminho.”

Queria dizer ele que o caminho (Dô = japonês / Tao = chinês) não pode ser ensinado, mas apenas sentido em uma vivência pessoal.

Assim é tudo na vida, só aprendemos verdadeiramente determinada coisa quando a vivenciamos, experimentamos na prática.

É isso, não perca seu tempo apenas vendo e estudando, mas viva verdadeiramente suas experiências.

Oss.

Compartilhe.

Sobre o Autor

André Miranda

Nascido no Rio de Janeiro, mas, devido a sua ascendência nordestina, criado na Bahia, começou Karatê em 1988, na extinta Lince Karatê Clube, com a Sensei Amanda Barcelar Pires (primeira faixa-preta mulher da Bahia, aluna de Denilson Caribé - ASKABA). Graduou-se faixa preta pela FNAM, com o Sensei Masco Monteiro. De volta ao Rio de Janeiro, continuou seu treinamento com o Sensei Humberto Amorim (6º Dan), no Quartel São João da Urca, com quem continua treinando. Praticante do estilo Shotokan Ryu, o qual é 3º Dan, em 2009 começou a praticar Jiu-Jitsu (sob a orientação do Sensei Gustavo Souza - 6º Dan) e Aikido (sob a orientação do Sensei Luciano Santana - 4º Dan). Amante da cultura Japonesa fundou o Instituto Ishindo, onde busca difundir a cultura e tradição marcial japonesa.

Comments are closed.