O Processo de unificação com o Universo

0

Aikido_0-03-35-23

NEN

“Por meio do treinamento sincero e dedicado, em concordância com os princípios do Aikido, um praticante se esforça para unificar o Ki, a mente e o corpo, para que seja gerado um fluxo poderoso de energia; esse estado mental era chamado de ‘nen’ por Morihei Ueshiba (Sensei). Este tipo de nen, colocado no centro do Ki universal, é a fonte de poder milagroso, e também gera um tipo especial de intuição que pode responder imediatamente a qualquer eventualidade.
19bec364653fda33ab06420c76fb6e7f
Quando esse tipo de intuição pura – simbolizado nas artes marciais japonesas como o estado de “água serena/espelho brilhante” – é alcançado, o verdadeiro praticante de Aikido compreende naturalmente o significado do lema de Morihei Ueshiba (sensei), masakatsu agatsu katsuhayabi: “A vitória verdadeira é a vitória sobre si mesmo, agora!” Isso equivale a dizer: “Seja vitorioso em todas as coisas e em todas as situações, sem lutar”.

Masakatsu é conformar seu coração à verdade e perseverar até o fim para atingir a vitória. Agatsu significa derrotar a natureza inferior e transcender o egoísmo; katsukayabi é a capacidade de responder a qualquer eventualidade de maneira fluída, harmoniosa e desimpedida, sem hesitação ou oscilação. Em suma, no Caminho do valor marcial, a vitória verdadeira é a vitória do espírito.”

Esse princípio é aplicável a todos os Budô (Artes Marciais Japonesas), e deve ser treinado diariamente, assim como as técnicas de sua respectiva arte marcial. A partir do momento em que, livre do ego, você dominar este princípio e exercê-lo plenamente em sua vida, não haverá mais derrotas, pois mesmo nas situações ruins você saberá enxergar a oportunidade de aprender e evoluir.

Ganbarimashou
頑張りましょう
Vamos fazer o nosso melhor!
meditation-Ishindo

Share.

About Author

André Miranda

Nascido no Rio de Janeiro, mas, devido a sua ascendência nordestina, criado na Bahia, começou Karatê em 1988, na extinta Lince Karatê Clube, com a Sensei Amanda Barcelar Pires (primeira faixa-preta mulher da Bahia, aluna de Denilson Caribé - ASKABA). Graduou-se faixa preta pela FNAM, com o Sensei Masco Monteiro. De volta ao Rio de Janeiro, continuou seu treinamento com o Sensei Humberto Amorim (6º Dan), no Quartel São João da Urca, com quem continua treinando. Praticante do estilo Shotokan Ryu, o qual é 3º Dan, em 2009 começou a praticar Jiu-Jitsu (sob a orientação do Sensei Gustavo Souza - 6º Dan) e Aikido (sob a orientação do Sensei Luciano Santana - 4º Dan). Amante da cultura Japonesa fundou o Instituto Ishindo, onde busca difundir a cultura e tradição marcial japonesa.

Comments are closed.