Resiliência para a vida!!!

0

Resiliencia
A resiliência é um conceito psicológico emprestado da física, definido como a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas – choque, estresse etc. – sem entrar em surto psicológico.

Na imagem, vemos uma árvore que resiste ao frio intenso.

O sentido é justamente esse, mesmo em tempos difíceis, devemos manter nossa força interior, resistindo às pressões e demais situações de estresse.

É nesse momento que verdadeiramente utilizamos a arte marcial, a meditação e o senso estratégico. O primeiro para termos força de aguentar seja lá qual for o golpe sofrido e nesse ponto a meditação é importante, pois nos mantém com espírito forte e sereno, enquanto analisamos os melhores caminhos para nos desenvencilharmos dos problemas e superarmos as dificuldades.

É quando termina a luta que devemos apertar o nó da faixa!

Ganbarimachou!

Compartilhe.

Sobre o Autor

André Miranda

Nascido no Rio de Janeiro, mas, devido a sua ascendência nordestina, criado na Bahia, começou Karatê em 1988, na extinta Lince Karatê Clube, com a Sensei Amanda Barcelar Pires (primeira faixa-preta mulher da Bahia, aluna de Denilson Caribé - ASKABA). Graduou-se faixa preta pela FNAM, com o Sensei Masco Monteiro. De volta ao Rio de Janeiro, continuou seu treinamento com o Sensei Humberto Amorim (6º Dan), no Quartel São João da Urca, com quem continua treinando. Praticante do estilo Shotokan Ryu, o qual é 3º Dan, em 2009 começou a praticar Jiu-Jitsu (sob a orientação do Sensei Gustavo Souza - 6º Dan) e Aikido (sob a orientação do Sensei Luciano Santana - 4º Dan). Amante da cultura Japonesa fundou o Instituto Ishindo, onde busca difundir a cultura e tradição marcial japonesa.

Comments are closed.