Respiração – Fonte de Vida

0

Chi-Kung
A respiração é a processo pelo qual o corpo realiza a troca de gasosa a nível pulmonar, mas não é só isso, esse processo pelo qual um organismo vivo troca oxigênio e dióxido de carbono com o seu meio ambiente, ocorre em diversos níveis, desde o pulmonar até o celular, no qual há uma conversão das ligações químicas de moléculas ricas em energia para que possam ser usadas nos processos vitais.

Nesse ponto é que entendemos a energia Ki, que passa desde os alvéolos pulmonares, até as chamadas de mitocôndrias, importantes para a respiração celular e o desenvolvimento da energia, que conhecemos como Ki.

Nesse sentido, algumas técnicas respiratórias podem ajudar no desenvolvimento do Ki, como o Chi Kung.

CHI KUNG – QIGONG

É literalmente “O Cultivo de Energia” e consiste em uma prática de alinhamento de respiração, movimento e consciência para o exercício, cura e meditação. Suas raízes são atribuídas à China, e está ligada à medicina oriental, artes marciais e filosofia;

tai-chi-chuan-chi-kung-4-638
O Chi Kung é tradicionalmente visto como uma prática de cultivar e equilibrar o ki (chi) ou seja a “energia de vida intrínseca”.

Normalmente, o Chi kung envolve respiração rítmica coordenada com repetição lenta estilizada do movimento fluido, uma calma consciente de estado mental.

A partir de uma perspectiva filosófica, o Chi Kung é praticado para ajudar a desenvolver o potencial humano, permitindo o acesso aos reinos mais elevados de consciência e despertar de sua “verdadeira natureza”.

Nas artes marciais é frequente vermos a utilização da respiração para um melhor desenvolvimento das técnicas, e isso se deve à necessidade de melhor fluxo do ki.

Morihei Ueshiba falava muito sobre a energia da respiração é como poderíamos desenvolvê-la.

KI SOKU (Energia – respiração)

“O ki é a plenitude da vida” – Enanji: Huái nân zi.

Respiração-fonte-de-vida

Sábios do passado ensinavam que o “ki é a fonte da força vital; é o princípio da vida que permeia todas as formas da existência.

Soku, também conhecido como iki, é o núcleo da respiração, indispensável à vida.

Desde o começo da criação, o ki e o soku têm sido uma coisa só. Dessa harmonia essencial, a natureza irrompeu em abundância; ela é a fonte da energia ilimitada.

Essa harmonia essencial é a base do Caminho do Valor Marcial e a chave do Aiki, “unidade ideal”.
A força da respiração do Aiki é realçada quando o ki e o soku são unificados.
– Kisshomaru Ueshiba Sensei.

Então, é essencial estudarmos esse processo respiratório e as técnicas necessárias para o seu desenvolvimento, pois somente harmonizando o estudo da respiração com o estudo das técnicas marciais é que poderemos desenvolver a energia Ki, ora essencial para a vida! Esse é o verdadeiro Caminho!

Ganbarabimachou!!!

practicing tai chi

Compartilhe.

Sobre o Autor

André Miranda

Nascido no Rio de Janeiro, mas, devido a sua ascendência nordestina, criado na Bahia, começou Karatê em 1988, na extinta Lince Karatê Clube, com a Sensei Amanda Barcelar Pires (primeira faixa-preta mulher da Bahia, aluna de Denilson Caribé - ASKABA). Graduou-se faixa preta pela FNAM, com o Sensei Masco Monteiro. De volta ao Rio de Janeiro, continuou seu treinamento com o Sensei Humberto Amorim (6º Dan), no Quartel São João da Urca, com quem continua treinando. Praticante do estilo Shotokan Ryu, o qual é 3º Dan, em 2009 começou a praticar Jiu-Jitsu (sob a orientação do Sensei Gustavo Souza - 6º Dan) e Aikido (sob a orientação do Sensei Luciano Santana - 4º Dan). Amante da cultura Japonesa fundou o Instituto Ishindo, onde busca difundir a cultura e tradição marcial japonesa.

Comments are closed.