Ryomaden, um dorama épico

0

16-14-39-1027432800
Para quem se interessa pela historia e cultura do Japão, deve assistir este Taiga Dorama de 48 capítulos exibido pelo canal NHK em 2010, e que agora foi disponibilizado pelo site dramafever.com, que conta a história real de Ryoma Sakamoto, um visionário que ajudou a impulsionar o Japão para a modernização e líder do movimento para derrubar o Xogunato Tokugawa durante o Período Bakumatsu.

Para aqueles que não estão familiarizados como o termo Taiga Dorama (大河ドラマ), é como são chamadas as séries históricas japonesas, que são exibidas pelo canal estatal japonês NHK. Os enredos normalmente tratam de questões históricas do Japão: samurais, shoguns, e demais características da cultura. Seus capítulo tem duração de 45 minutos e vão ao ar aos domingos, às 20:00. com reprises aos sábados às 13:00.

Ryomaden foi exibido entre janeiro e dezembro de 2010 e foi estrelado por Masaharu Fukuyama, um dos atores mais queridos e influentes da TV Japonesa.

Quem foi Sakamoto Ryoma?

Este Dorama conta a saga de Sakamoto Ryoma (3 de janeiro de 1836 – 10 de dezembro de 1867) , um líder importante no movimento para derrubar o Shogunato Tokugawa e também foi um dos fundadores da moderna marinha japonesa através de incorporação de tecnologia ocidental, o que provou ser uma força a ser reconhecida durante a revolução.

Sakamoto_Ryoma

Ryoma nasceu em Kochi (cidade), na Província de Tosa, onde atualmente se encontra a Província de Kochi, Shikoku. Seus antepassados obtiveram um nível de riqueza considerável como produtores de sake, conseguindo adquirir o título de mercadores samurais, que era o nível mais baixo há hierarquia social dos samurais.

Depois de ele sofrer judiações na escola, sua irmã mais velha o matriculou em uma escola de esgrima. Quando ele chegou à maioridade, já era um espadachim habilidoso. Em 1853, ele estava em Edo como um discípulo de Chiba Sadakichi, um mestre samurai do estilo de kenjutsu Hokushin Itto-Ryu.

Quando o Comodoro Matthew Calbraith Perry, dos Estados Unidos, chegou com uma frota de navios para forçar o Japão a abandonar sua política de isolamento com o resto do mundo, Ryoma entendeu que o Japão deveria passar por mudanças drásticas, saindo da sua política de isolacionismo para se modernizar. Contudo foi mais além, entendeu que era hora de acabar com a opressão feita pelo governo do Shogun, passando o poder a ser restabelecido ao Imperador.

Ryōma desejava um Japão sem laços com o feudalismo. Ele estudou e se inspirou no exemplo dos Estados Unidos e suas idéias de igualdade. Ele percebeu que, para competir com os outros países que eram mais avançados industrial e tecnologicamente, o país precisava se modernizar.

Para tanto, ele elaborou o Shin Seifu Koryo Hassaku (Programa de oito pontos para um novo governo), em que ele apresenta um sistema de governo em contraposição ao sistema existente na época.

fd20091225r1a

Contra o governo do Bakumatsu, Ryoma desempenhou um importante papel ao unir, por via de um acordo, dois clãs historicamente inimigos, os Chōshū e os Satsuma. As duas regiões eram inimigas históricas e o papel de Ryoma como interventor neutro foi fundamental para selar o acordo.

Ryoma ficou conhecido como um líder que desejava livrar o Japão do feudalismo e do regime autoritário que por mais de 250 anos fechou as portas do país para o Ocidente. Ele também era conhecido por sua intrigante mistura entre o tradicional e o moderno, simbolizado em sua preferência em vestir roupas de samurai ao mesmo tempo em que calçava sapatos ocidentais.

origin

Assistam esta épica produção que o Canal NHK produziu o o site Drama Fever disponibilizou online e gratuitamente, com legendas em português.

Segue os capítulos abaixo:

Assista os 48 capítulos de Ryomaden legendados PT-BR

Ep. 01Ep. 07Ep. 13Ep. 19Ep. 25Ep. 31Ep. 37Ep. 43
Ep. 02Ep. 08Ep. 14Ep. 20Ep. 26Ep. 32Ep. 38Ep. 44
Ep. 03Ep. 09Ep. 15Ep. 21Ep. 27Ep. 33Ep. 39Ep. 45
Ep. 04Ep. 10Ep. 16Ep. 22Ep. 28Ep. 34Ep. 40Ep. 46
Ep. 05Ep. 11Ep. 17Ep. 23Ep. 29Ep. 35Ep. 41Ep. 47
Ep. 06Ep. 12Ep. 18Ep. 24Ep. 30Ep. 36Ep. 42Ep. 48

Compartilhe.

Sobre o Autor

André Miranda

Nascido no Rio de Janeiro, mas, devido a sua ascendência nordestina, criado na Bahia, começou Karatê em 1988, na extinta Lince Karatê Clube, com a Sensei Amanda Barcelar Pires (primeira faixa-preta mulher da Bahia, aluna de Denilson Caribé - ASKABA). Graduou-se faixa preta pela FNAM, com o Sensei Masco Monteiro. De volta ao Rio de Janeiro, continuou seu treinamento com o Sensei Humberto Amorim (6º Dan), no Quartel São João da Urca, com quem continua treinando. Praticante do estilo Shotokan Ryu, o qual é 3º Dan, em 2009 começou a praticar Jiu-Jitsu (sob a orientação do Sensei Gustavo Souza - 6º Dan) e Aikido (sob a orientação do Sensei Luciano Santana - 4º Dan). Amante da cultura Japonesa fundou o Instituto Ishindo, onde busca difundir a cultura e tradição marcial japonesa.

Comments are closed.