O principal propósito da vida do guerreiro da luz é servir, mas como servir verdadeiramente? Embora o sentido de servência possa mudar de sociedade para sociedade, em todas as culturas existe um consenso comum sobre a melhor forma de servir.
Para os religiosos se resume a propagar sua fé e ensinamentos para o mundo e com estes ensinamentos praticar a caridade, benevolência e compaixão.
Para o guerreiro da luz, servir é um ato contínuo e parte de sua vida; ele serve primeiramente aos seus pais, como forma de demonstrar o seu amor e gratidão, por ter recebido deles o maior presente, que é a vida. Também deve servir ao seu Mestre de forma útil e despida de ego, sempre pondo em primeiro lugar o interesse de seu Mestre sobre os seus próprios.
Mas não basta servir às pessoas mais próximas como os pais e o mestre, o guerreiro da luz serve como instrumento da sociedade, de forma a se tornar um exemplo. Deve ser um homem justo e honesto, gentil e amoroso, esforçado e tenaz.
Seguir este caminho na vida não é fácil, pois muitas pessoas tentarão lhe demover desta forma de agir. O Mundo está cada vez mais carente de símbolos, cada vez mais individualista.
É necessário viver plenamente os antigos ensinamentos, agir de forma abnegada e altruísta, servindo a sociedade buscando sempre o melhor. Isto é Bushidô!
As vezes as pessoas me perguntam:
“para que serve o Bushidô?”
Ou dizem:
“você é muito ingênuo em acreditar em coisas como essas (Bushido)”
Então eu respondo:
“A vida é simples, basta um pouco de esforço e boa vontade que tudo dá para fazer.”
Humildade é a chave que abre muitas portas; seja humilde, simples e tenha boa vontade. Sinceridade também é importante; seja sincero com as pessoas e com você mesmo. Haja de forma sempre correta e não se admita pensando coisa vis.
O pensamento é um ferramente poderosa para nos fazer errar.
Busque agir com a verdade e sirva sempre com felicidade.
Que seu dia seja repleto de boas energias.
Ganbarimashou!