Shinnenkai Ishindo 2017

0

Faixa-Shinnenkai

Shinnenkai (em japonês, 新年会, reunião do ano novo) é a tradição japonesa de dar boas-vindas à chegada do ano novo, geralmente comemorado com alguma bebida alcoólica e comidas típicas. Um shinnenkai é celebrado geralmente entre colegas de trabalho ou amigos, em janeiro.

Não existe data certa para o Shinnenkai, mas geralmente ela ocorre entre o janeiro e fevereiro. Cada grupo organiza sua reunião de ano novo, conforme a conveniência e possibilidade do grupo. Outros preferem que a reunião coincida com o Ano Novo Chinês, que é baseado no calendário lunar. Em 2017 o Ano Novo Chinês começa no dia 28 de janeiro, data que inicia o Ano do Galo de Fogo.

Tem ainda aqueles que preferem fazer o Shinnenkai junto com outras festividades como o Festival do Mochi (Mochitsuki), por exemplo, que consiste na produção de Mochi, e que deve ser distribuído para todos os participantes.

No Instituto Ishindo, celebramos o Shinnenkai junto com o primeiro treino do ano (Hatsukeiko).

Este ano, iniciamos as práticas no dia 09 de janeiro, com um aulão na academia Premium Fit em Nova Iguaçu, com a presença de alunos e professores do Instituto, bem como com convidados de outras escolas marciais e representantes da federação Yudansha Karatê International Federation.

Foi um inicio de ano com muita energia!

Origem do Shinnenkai

(por Silvia Kawanami)

Acredita-se que essa tradição tenha começado durante o Período Muromachi, por volta de 1400 e esses encontros serviam para que todos pudessem expressar seus agradecimentos para o outro. Naquela época, já existia o Bonnenkai, que era chamado como Nōkai (Última reunião do ano) e foi somente por volta do século 18, que o Nōkai passou a ser chamado da forma que conhecemos hoje: Bonnenkai.

Sentiu-se uma necessidade de uma confraternização no início do ano e por isso o Shinnenkai foi criado e assim como no Bonnenkai, no Shinnenkai não existe a preocupação com a relação patrão e empregado, hierarquia, idade, etc. É uma confraternização realizada de forma descontraída, onde todos brindam de igual para igual, sem as formalidades convencionais que se tem durante o ano.

Fonte: Site Japão em Foco

Arigatou gozaimassu mina-san
(Obrigado a todos).

Oss!!!

Compartilhe.

Sobre o Autor

André Miranda

Nascido no Rio de Janeiro, mas, devido a sua ascendência nordestina, criado na Bahia, começou Karatê em 1988, na extinta Lince Karatê Clube, com a Sensei Amanda Barcelar Pires (primeira faixa-preta mulher da Bahia, aluna de Denilson Caribé - ASKABA). Graduou-se faixa preta pela FNAM, com o Sensei Masco Monteiro. De volta ao Rio de Janeiro, continuou seu treinamento com o Sensei Humberto Amorim (6º Dan), no Quartel São João da Urca, com quem continua treinando. Praticante do estilo Shotokan Ryu, o qual é 3º Dan, em 2009 começou a praticar Jiu-Jitsu (sob a orientação do Sensei Gustavo Souza - 6º Dan) e Aikido (sob a orientação do Sensei Luciano Santana - 4º Dan). Amante da cultura Japonesa fundou o Instituto Ishindo, onde busca difundir a cultura e tradição marcial japonesa.

Comments are closed.