Símbolo de Virtude

0

Todas as culturas tiveram seus guerreiros virtuosos, cada qual com seu código de conduta e honra, mas justamente foram os samurais que persistiram como ideal de homem virtuoso.
1551553_238783669626444_918816420_n-215x300
Esta figura icônica deixou marcas profundas na cultura marcial e seu esteriótipo é cultuado até hoje nos dojos de todo o mundo. Se tornou um símbolo de virtude.

Aqueles que praticam uma arte marcial, principalmente as japonesas, buscam se espelhar no exemplo destes nobres guerreiros; gostaria que buscassem mais a essência deste espírito e se voltassem menos a competição e mais à cooperação, buscando formar uma sociedade mais justa e fraterna.
bushido
Incrível como nos dias modernos, onde há uma interação social maior, devido aos meios de comunicação, nos voltamos cada vez mais ao individualismo e esquecemos o espírito solidário e altruísta.

Somente com o espírito altruísta é que conseguiremos fazer mudanças significativas no planeta. Vivemos para servir, então, desprenda-se de todo o ego e sirva.

Oss.

Compartilhe.

Sobre o Autor

André Miranda

Nascido no Rio de Janeiro, mas, devido a sua ascendência nordestina, criado na Bahia, começou Karatê em 1988, na extinta Lince Karatê Clube, com a Sensei Amanda Barcelar Pires (primeira faixa-preta mulher da Bahia, aluna de Denilson Caribé - ASKABA). Graduou-se faixa preta pela FNAM, com o Sensei Masco Monteiro. De volta ao Rio de Janeiro, continuou seu treinamento com o Sensei Humberto Amorim (6º Dan), no Quartel São João da Urca, com quem continua treinando. Praticante do estilo Shotokan Ryu, o qual é 3º Dan, em 2009 começou a praticar Jiu-Jitsu (sob a orientação do Sensei Gustavo Souza - 6º Dan) e Aikido (sob a orientação do Sensei Luciano Santana - 4º Dan). Amante da cultura Japonesa fundou o Instituto Ishindo, onde busca difundir a cultura e tradição marcial japonesa.

Comments are closed.