Utensílios do Chanoyu

0

Utensílios Chanoyu

Forma e Imagem dos Utensílios e Procedimentos
Por Soen Hayashi – do livro “Dô – A Essência da Cultura Japonesa”

O Chanoyu possui utensílios apropriados para a sua prática. Graças a experiência e à inteligência de nossos predecessores, utensílios com formatos funcionais e de fácil manuseio foram criados. Os utensílios denominados Rikyu-gata (formato criado por Rikyu), embora simples, são perfeitos. Seu tamanho e formato foram calculados em seus mínimos detalhes.

No chanoyu, os procedimentos de preparar e servir o chá constituem um kata (forma, modelo, convenção) chamado temae. O anfitrião posiciona-se corretamente diante dos utensílios e, em estado de concentração, abandona os pensamentos do cotidiano. O temae são procedimentos para o preparo do chá que seguem determinadas normas. Cada um desses procedimentos – plenos de harmonia entre movimento e respiração – possui significados específicos. A consciência de cada simples gestos leva à concretização do kata do chá.

Mesmo que perfeitos, os formatos dos utensílios e as formas do temae não passam de simples convenção. Porém, se todos os kata estiverem perfeitamente harmonizados entre si e coesos num único compasso, a emoção sobrevirá. É neste momento que a imagem intrínseca do chá (katachi) se manifestará de fato.

Apresentamos a seguir alguns dos principais utensílios necessários à realização da cerimônia do chá.

Utensílios-do-Chanoyu

Compartilhe.

Sobre o Autor

André Miranda

Nascido no Rio de Janeiro, mas, devido a sua ascendência nordestina, criado na Bahia, começou Karatê em 1988, na extinta Lince Karatê Clube, com a Sensei Amanda Barcelar Pires (primeira faixa-preta mulher da Bahia, aluna de Denilson Caribé - ASKABA). Graduou-se faixa preta pela FNAM, com o Sensei Masco Monteiro. De volta ao Rio de Janeiro, continuou seu treinamento com o Sensei Humberto Amorim (6º Dan), no Quartel São João da Urca, com quem continua treinando. Praticante do estilo Shotokan Ryu, o qual é 3º Dan, em 2009 começou a praticar Jiu-Jitsu (sob a orientação do Sensei Gustavo Souza - 6º Dan) e Aikido (sob a orientação do Sensei Luciano Santana - 4º Dan). Amante da cultura Japonesa fundou o Instituto Ishindo, onde busca difundir a cultura e tradição marcial japonesa.

Comments are closed.