Mentalidade Marcial
2 de dez. de 2025
Mentalidade Marcial
2 de dez. de 2025
Como muitos já sabem, para o Instituto Ishindo o Caminho é uma via de conhecimento, assim como é ensinado nas escolas filosóficas do oriente, em que na China se chama Tao e no Japão Dô, para o Ishindo o Caminho é a trilha pela qual buscamos o conhecimento. Portanto, quando dizemos das amizades do Caminho, estamos falando daqueles amigos que encontramos durante nossa jornada pelas vias das tradições filosóficas e marciais.
Nos últimos anos temos visto o surgimento de estudos e livros sobre a busca da felicidade; uma das formas mais eficazes de encontrarmos a felicidade é cultivando bons amigos.
Ter amigos queridos a nossa volta traz carinho, cumplicidade e solidariedade ao dia-a-dia. Além disso, fortalece o sistema cardiovascular e o rendimento no trabalho, sabia? A tese é defendida pelo pesquisador norte-americano Tom Rath, no livro O Poder da Amizade - Descubra a Importância Que os Amigos Têm para Sua Saúde, Seu Desempenho Profissional e Sua Satisfação com a Vida (ed. Sextante).
Em todos os lugares podemos encontrar amigos, mas nem sempre estes amigos comungam de nossas idéias e filosofia de vida, portanto, encontrar amigos em locais como o Dojo tornará esta amizade mais solida e verdadeira.
Isto porque, além do fato desta pessoa ter escolhido trilhar o mesmo Caminho que você, portanto, compartilhar de interesses semelhantes aos seus, ainda – nós assim acreditamos – esta pessoa, devido aos ensinamentos filosóficos da arte, será honrada, verdadeira e corajosa, predicados das pessoas iluminadas.
Quantas vezes chegamos ao Dojo cheios de problemas e um amigo colocou a mão no nosso ombro e disse “vamos treinar”.
Não foi por acaso; mesmo disposto a ouvir seu desabafo, ele sabia que após o treino você certamente estaria mais aliviado da tensão com a qual chegou ao dojo. Sabia porque, assim como você, ele suou e sofreu durante a prática do Caminho, e assim como você, el também evoluiu e compreende o que você compreende.
Quando for ao Dojo novamente não faça colegas, construa verdadeiras amizades.
Bons treinos. Oss.
Sobre o Autor: André Miranda – Advogado, especialista em Direito Desportivo e Ética no Direito. Professor de Karate-Do Shotokan, é apaixonado pela história e cultura do Japão, pelas filosofias da antiguidade e pela tradição das culturas guerreiras.