Brand
Brand

Caminho Marcial

2 de dez. de 2025

Tradição e modernidade nas artes marciais 2

Big Image
Big Image
Big Image

É muito comum a confusão que se faz entre o Koryu Kobudo e o Ryukyu Kobudo. Entretanto, há grande diferença entre estas duas práticas antigas de combate.

O primeiro, como dito na postagem anterior trata das antigas artes marciais japonesas, enquanto o segundo termo trata das antigas artes marciais de Okinawa, que desde pouco depois da restauração Meiji, faz parte do Japão.

No Koryu Kobudo do Japão são treinados estilos que fazem uso de armas como a kataná, nagnata, jitte, kusarigama, o bastão jô, o bastão bô, o arco e flecha, a lança yari entre outras armas, incluindo-se as técnicas de Jujutsu, luta corporal sem armas do Japão.

No Ryukyu Kobudo de Okinawa são treinados o manejo de algumas armas tradicionais daquela região, especialmente as adagas Sai, o bastão Tonfa, a foice Kama e o Nunchaku além do bastão bo entre outras menos conhecidas. Tais técnicas normalmente são ensinadas nas escolas de Karatê-Dô de Okinawa, mas que não fazem necessariamente parte do currículo do karate.

Tanto em no Koryu Kobudo quanto no Ryukyu Kobudo, são utilizados diversos outros termos, senão vejamos:

O Kobudo de Okinawa também é conhecido por Ryukyu Kobujutsu, Ryukyu Kobudo, referindo-se, de maneira geral, às armas tradicionais de Okinawa.

O kobudo do Japão pode ser também chamado de bujutsu, kobujutsu, koryu-bujutsu e koryu-budo, entre outros. No entanto, o termo Kobudo é o mais utilizado no Japão pela principal associação de estudo e pesquisa dos estilos samurais, a Nihon Kobudo Kyokai.

Assim, para concluirmos, em resumo, o gendai budo é o conjunto de artes marciais modernas, incluindo o Kendo, Kyudo, Aikido, Judo, Karate-do entre outras criadas após a Restauração Meiji. 

E o koryu kobudo é o conjunto de artes marciais antigas, incluindo o kenjutsu, Kyujutsu, Jojutsu, Nagnatajutsu, Jujutsu, Sumo entre outras criadas antes da restauração Meiji e que datam de até 700 anos.

Lembrando que quando falamos em kobudo, existem dois conjuntos de técnicas antigas, ou seja, existe o kobudo do Japão, chamado de Koryu Kobudo e o kobudo de Okynawa, chamado de Ryukyu Kobudo. 

Enquando Koryu Kobudo faz uso de armas como espada, lança, arco e flecha e os bastões Jo e Bo, além das ténicas de jujutsu o Ryukyu Kobudo faz uso da tonfa, do sai, do kama, do nunshaku e do bastão bo, além das técnicas do kempo de Okynawa, que podemos chamar vetustamente de naha-te, shuri-te e tomari-te ou simplesmente de te.

Então, é preciso dizer que, devido ao alto nível que estas artes alcançaram ao longo do tempo, serviram de forte referência para as artes marciais modernas o alicerce do que hoje podemos encontrar nas academias.

Costumo dizer que, mesmo nos mais modernos estilos marciais, é preciso que seus mestres ainda voltam à fonte para encontrar a sabedoria e eficácia dos estilos antigos!

Portanto, agora que você entende a diferença de uma arte marcial tradicional para uma arte marcial moderna, você pode definir o que é o budo moderno, do budo antigo ou tradicional 

Particularmente no karate, em que se faz a separação entre o karate competitivo e karate tradicional, não está dizendo propriamente que o karate tradicional é o praticado nos primórdios da arte, mas que o foco e treinamento não obedece necessariamente as regras de competição, embora ambas realizam competições desportivas. No final tudo é karate e todas as escolas e/ou estilos são artes marciais modernas, pois, foram formadas após a restauração Meiji, portanto, fazem parte do gendai budo.

Se você ficou até aqui, então, comente e compartilhe com seus amigos.

“Vamos continuar nos desenvolvendo no budô; OSS”

Fontes: 

CONLAN, Thomas D. Armas e Técnicas de Luta dos Guerreiros Samurais. Editora Lafonte Ltda. 2013.

KOBAYASHI, Luiz. Peregrinos ao Sol – A Arte da Espada Samurai. Editora Estação Liberdade Ltda. 2010.

Sobre o Autor: André Miranda – Advogado, especialista em Direito Desportivo e Ética no Direito. Professor de Karate-Do Shotokan, é apaixonado pela história e cultura do Japão, pelas filosofias da antiguidade e pela tradição das culturas guerreiras.